Enfermagem cobra aprovação imediata das 30 horas semanais

Em seminário realizado pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal, na quarta-feira, 28 de setembro, as entidades nacionais da Enfermagem cobraram dos deputados federais a aprovação imediata do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de 30 horas semanais para a categoria. O PL está pronto para ser votado na Câmara, faltando apenas um acordo de líderes para sua entrada na ordem do dia.

A pressão das entidades centra-se também no Governo Federal, principalmente no Ministério da Saúde, onde há certa resistência à aprovação do PL. A presidente do Coren/SC, Enfª Denise Pires, falou em nome do Fórum Nacional 30 Horas Já, lembrando que, quando candidata, a Presidenta Dilma Rousseff posicionou-se a favor das 30 horas, assim como o coordenador de sua campanha na época, o atual Ministro da Saúde Alexandre Padilha. “Temos convicção de que as 30 horas são condição fundamental para a melhoria na qualidade da assistência e, também, de sua viabilidade nos setores público e privado. O que está em jogo não é uma questão financeira ou técnica, mas uma decisão política que vai impactar diretamente na vida dos profissionais de enfermagem e nos resultados da assistência prestada à população”, afirmou a presidente do Coren/SC.

A deputada Carmen Zanotto (PPS/SC) e o deputado Décio Lima (PT/SC) estiveram no seminário e protocolaram, mais uma vez, o apoio à aprovação do PL. O Coren/SC já conversou com todos os deputados catarinenses, entregando documento e dados sobre a viabilidade das 30 horas.

Confira a íntegra do seminário clicando aqui