30 horas já: atos em Santa Catarina vão marcar semana de mobilizações da Enfermagem

Atos pela aprovação da jornada semanal de 30 horas para a Enfermagem, em defesa do SUS, de condições de trabalho e qualidade na assistência serão realizados pelo Conselho Regional de Enfermagem e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SC) em várias cidades de Santa Catarina, como Florianópolis, Criciúma, Joinville e Blumenau, nesta quarta, 30 de novembro, e quinta-feira, 1º de dezembro.

As manifestações no Estado acontecem paralelas ao ato que vai reunir milhares de profissionais da Enfermagem em Brasília, também na quinta-feira, durante a abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde. Uma caravana de trabalhadores e estudantes da Enfermagem catarinense vai marcar presença na Capital federal, unindo-se às caravanas que irão de todos os estados do país.

Serão distribuídos panfletos e materiais cobrando do Governo Federal a aprovação e sanção do Projeto de Lei 2295/2000, que está pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados. “Tanto a Presidenta Dilma Rousseff, quanto o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se comprometeram com as 30 horas durante a campanha eleitoral. Nós vamos cobrar o cumprimento do compromisso assumido”, declara a presidente do Coren/SC, Enfª Dra. Denise Pires. Um trabalho intenso de convencimento dos Deputados Federais já vem sendo desenvolvido em todos os estados.

“É importante que os profissionais de Enfermagem – enfermeiros, técnicos e auxiliares -, façam a sua parte em cada região do estado. É hora de pressão. O apoio da sociedade à luta da Enfermagem pela regulamentação de sua jornada de trabalho também é muito importante, pois este direito da Enfermagem tem reflexo direto sobre a qualidade da assistência”, aponta a Enfª Dra. Denise Pires.

Confira as atividades e participe:

Florianópolis
Em Florianópolis, a manifestação acontece a partir das 9 horas, na quinta-feira, 1º de dezembro, em frente à emergência do Hospital Governador Celso Ramos, no centro.

Blumenau
Em Blumenau, a mobilização acontece na quinta-feira, 1º de dezembro, a partir das 8h30, na Praça Dr. Blumenau. No período da tarde, a partir das 13h30, o ato será em frente ao Viena Park Hotel, na abertura da Mostra de Saúde da Família do Município.

Joinville
Em Joinville acontece um ato no dia 30, quarta-feira, às 19 horas, na Praça da Bandeira, no centro da cidade.

Criciúma
Em Criciúma haverá panfletagem em frente a instituições de saúde e no centro da cidade na quinta-feira, 1º de dezembro.