Enfermagem de todo o país cobra aprovação imeditada das 30 horas em ato na abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde

“30 horas já, pra assistência melhorar!”. Com palavras de ordem e muita animação, mesmo com a chuva que caiu sobre a capital federal na manhã de quinta-feira, 1º de dezembro, a Enfermagem brasileira manifestou sua força num ato realizado em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no momento da abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Chamado pelo Fórum Nacional 30 horas já: Enfermagem unida por um objetivo (Cofen, FNE, ABEn e CNTS), o ato contou com a participação de profissionais e estudantes de Santa Catarina, numa caravana organizada pelo Coren/SC, ABEn-SC, SindSaúde/SC e SindPrevs. Nas falas de todas as entidades representadas no ato, o destaque foi para o direito da Enfermagem à regulamentação de sua jornada de trabalho. O compromisso assumido pela Presidenta Dilma Rousseff e pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha, na época da campanha eleitoral, de apoio ao projeto das 30 horas, foi cobrado pelas entidades, que apontam inclusive para paralisações caso o projeto não entre em votação.

A Enfª Dra. Denise Pires, presidente do Coren/SC, a Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi, a Conselheira Enfª Dda. Silvana Maria Pereira, o Conselheiro Gabriel Luckmann, o Conselheiro eleito para a Gestão 2012-2014, Enfª Msc. Jacks Soratto, a presidente da ABEn-SC, Enfª Msc Maristela Azevedo, a vice-presidente da ABEn Nacional, Enfª Msc Helga Bresciani, e o Enfº Msc. Jeferson Rodrigues, representante da Deputada Estadual e Enfermeira Ana Paula Lima (PT/SC), participaram do ato juntamente com a caravana de Santa Catarina.

O ato fez parte de uma semana de mobilizações da Enfermagem em Brasília. Na quarta-feira, 30 de novembro, aconteceu uma audiência pública na Câmara sobre o tema. Veja mais informações aqui. Também na quarta-feira, 30, após a audiência pública, as entidades foram recebidas pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Marco Maia (PT/RS), que se comprometeu em pautar o projeto no Colégio de Líderes partidários, apontando o mês de fevereiro de 2012 como possível momento oportuno. Confira mais informações aqui.

Confira imagens do ato de 1º de dezembro em Brasília:

fofo

Caravana de Santa Catarina presente no ato em Brasília

DSC01947

Coren/SC e ABEn-SC junto aos profissionais de Enfermagem

DSC01938

Presidente do Coren/SC, Enfª Dra. Denise Pires e Conselheiro Eleito Jacks Soratto, que falou em nome da delegação catarinense

DSC01889

União na luta pelas 30 horas

DSC01911

Força da Enfermagem catarinense na luta pela jornada regulamentada

DSC01912