30 horas: Semana do Dia Internacional da Mulher é marcada por várias ações em Santa Catarina

Na semana que marcou o Dia Internacional da Mulher, o Fórum Catarinense 30 horas Já realizou vários movimentos em busca de mais apoios à aprovação da regulamentação da jornada da Enfermagem. Em evento acadêmico realizado pelo Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 5, foi aprovada moção, assinada por estudantes e professores, pedindo a aprovação imediata das 30 horas.

No Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, que aconteceu em Itapema, entre 5 e 8 de março, os cerca de 350 participantes também assinaram a moção de apoio à aprovação do PL 2295/2000. Durante o evento, foi distribuída a carta em defesa das 30 horas, exigindo que o Governo Federal cumpra o compromisso assumido com a Enfermagem nas eleições de 2010.

dra dNo mesmo seminário, a Enfª Dra. Denise Pires, Conselheira do Coren/SC e representante do Cofen no Fórum Nacional 30 horas Já, falou em reunião com todos os presidentes dos Conselhos Regionais sobre a importância de intensificar as ações pelas 30 horas nos Estados. Ela divulgou mais uma vez a agenda de atividades programada pelo Fórum, enfatizando a grande mobilização que vai acontecer no dia 11 de abril, em Brasília.  A Deputada Federal catarinense Carmen Zanotto, que esteve no Seminário Administrativo, em Itapema, apresentou o Relatório de 2011 da Seção de Atendimento ao Público da Câmara dos Deputados, que traz dados muito importantes sobre a posição favorável da população à aprovação do PL 2296/2000, que regulamenta as 30 horas. “Das 249 manifestações recebidas sobre a proposição, 100% são a favor da nossa luta por uma jornada mais digna para a Enfermagem”, explicou.  A notícia foi bastante comemorada pelos participantes do seminário. “É uma amostra do apoio que temos da população. A mobilização precisa se intensificar agora, pois o projeto está pronto para ser votado no plenário”, afirmou.

A Câmara de Vereadores de Itapema, município que sediou o evento, aprovou moção em apoio à aprovação das 30 horas semanais na terça-feira, 6 de março. A Enfª Dra. Denise Pires falou aos vereadores sobre a importância da regulamentação da jornada. Diversos Conselheiros do Coren/SC marcaram presença na Câmara (foto), representando a Enfermagem catarinense e brasileira. A vereadora Nilza Simas, que também é profissional de Enfermagem, manifestou a relevância do apoio dos parlamentares. Estão sendo feitos contatos em diversas Câmaras de Vereadores do Estado solicitando mais moções de apoio.

itapemaAproveitando o contexto do Dia Internacional da Mulher, as moções aprovadas consideraram “que as mulheres correspondem a 90% dos trabalhadores de Enfermagem e que estas mulheres, como parte do conjunto das brasileiras, vivem a realidade da dupla, e por vezes tripla, jornada de trabalho, cuidando do lar e dos filhos, além da carreira profissional, que essas trabalhadoras são submetidas à condições de trabalho por vezes indignas e à carga horária de trabalho extenuante”.

Em outra ação, o Coren/SC e a ABEn-SC protocolaram na Câmara Municipal de Balneário Camboriú um ofício demonstrando a contrariedade em relação a um projeto da prefeitura daquele município que prevê o aumento da carga horária dos trabalhadores da saúde de 30 para 40 horas semanais.“Não podemos deixar que ocorram retrocessos na jornada de trabalho da Enfermagem”, pontua o ofício encaminhado aos vereadores e também ao prefeito municipal.