Fórum Catarinense 30 horas Já amplia participações e prepara atividades para início de abril

f(1)

Representantes das entidades que compõem o Fórum Catarinense 30 horas Já

A mobilização em Santa Catarina pela aprovação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de 30 horas semanais para a Enfermagem, está cada dia mais fortalecida. A reunião do Fórum Catarinense 30 horas Já, realizada na manhã de segunda-feira, 19 de março, na sede do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, reuniu o Coren/SC, ABEn-SC, SindSaúde/SC, Sindprevs/SC, representante do mandado da Deputada Ana Paula Lima e a Fetessesc, as entidades que criaram o Fórum, e agregou ainda representantes dos Sindicatos de Trabalhadores da Saúde de Joinville, Mafra, Lages e Itajaí, ampliando expressivamente a força e representatividade em todo o Estado.

De acordo com as entidades, o momento é de pressão total pela aprovação imediata do PL 2295/2000, que está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados. Todos os representantes presentes na reunião reafirmaram o propósito de buscar apoios dos deputados federais de suas regiões, já que com o início do ano a configuração das lideranças no parlamento federal foi alterada, além de reforçar a necessidade de mobilização junto à categoria. Já foi requisitado ao Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os deputados federais, um espaço na pauta da próxima reunião para a questão das 30 horas.

“Estamos muito felizes e confiantes com essa congregação de forças em torno de um objetivo tão importante para a Enfermagem e para a qualificação da assistência à população. Com certeza essa união vai fortalecer esta e outras lutas conjuntas”, afirmou a presidente do Coren/SC, responsável pela coordenação do Fórum, Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi.

Fórum define ações de pressão pela aprovação do PL 2295/2000

Inicialmente, o Fórum havia proposto a realização de uma audiência na Assembleia Legislativa de SC para o dia 2 de abril (conforme divulgado aqui), mas como já vai acontecer uma audiência, chamada pela Comissão de Saúde da Alesc, para discutir “O custeio dos hospitais de Santa Catarina que atendem pelo SUS”, no dia 4 de abril, a partir das 9 horas, no Auditório Antonieta de Barros, a proposta é se fazer presente e pautar também o debate das 30 horas.

Grande ato em Brasília no dia 11 de abril

O Fórum Catarinense 30 horas Já está organizando uma caravana de Santa Catarina para participar do grande ato pelas 30 horas que vai acontecer em Brasília, no dia 11 de abril, organizado pelo Fórum Nacional 30 horas Já. As entidades estão mapeando os profissionais e estudantes que podem participar da caravana e os ônibus sairão de várias regiões do Estado.

Moções de apoio

A busca por apoios à aprovação das 30 horas será ampliada nas Câmaras de Vereadores dos municípios catarinenses. Assim como já aconteceu nos municípios de Joinville e Itapema, será apresentada uma sugestão de moção para ser aprovada pelos parlamentos municipais. As entidades que compõem o Fórum farão contatos com as Câmaras em todo o Estado.

Material de divulgação da luta pelas 30 horas

O Fórum iniciará a distribuição, em todo o Estado, de uma carta à categoria e à sociedade sobre a importância da regulamentação da jornada da Enfermagem. O material traz cópia das cartas assinadas pela presidenta Dilma Rousseff e pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha, ainda nas eleições presidenciais, a favor das 30 horas. Também serão confeccionados adesivos e faixas para ampla divulgação e mobilização da categoria.