Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde defende aprovação imediata das 30 horas para a Enfermagem

foto1(6)

A Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde promoveu na terça-feira, 27, na Câmara dos Deputados, uma reunião para discutir a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem. A frente defende a votação e aprovação imediata do PL 2295/2000, que regulamenta em 30 horas a carga de trabalho semanal da categoria. O debate foi promovido pelo presidente da Frente Parlamentar, Deputado Damião Feliciano (PDT-PB). “Precisamos cobrar das bancadas federais o apoio à proposta”, afirmou.

Na audiência, com a presença das entidades que compõem o Fórum Nacional 30 horas Já e presidentes de diversos Conselhos Regionais de Enfermagem, foi acordado que a Frente encaminhará requerimento a todos os líderes partidários solicitando urgência na apreciação em plenário do PL 2295/2000. Outra definição foi o encaminhamento de solicitação de audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A presidente do Coren/SC, Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi, que participou da audiência representando o Conselho Federal de Enfermagem(Cofen), destacou a forte mobilização da categoria em todo o país, com as entidades representativas reunidas no Fórum Nacional 30 horas Já e também organizadas em fóruns estaduais. De acordo com ela, no dia 11 de abril, o ato da Enfermagem, em Brasília, será um grande marco da luta pelas 30 horas. “Não vamos descansar até o momento da sanção presidencial à regulamentação de nossa jornada semanal”, afirmou a presidente do Coren/SC. As Deputadas Federais e Enfermeiras Carmen Zanotto (PPS/SC) e Rosane Ferreira (PV/PR), presentes na audiência, reforçaram a importância da pressão sobre a Câmara e o Governo Federal para a aprovação e sanção do PL. Da mesma forma, o Deputado Federal Mauro Nazif (PSB/RO), vice- presidente da frente parlamentar, destacou a importância do ato realizado em 25 de março de 2009 e os resultados positivos conquistados a partir das moblizações da Enfermagem na Câmara Federal. O Deputado Joseli Ângelo Agnolin (PDT/TO) também declarou seu apoio à aprovação da 30 horas para a Enfermagem.