Fórum Nacional 30 horas Já avalia mobilizações da Enfermagem do dia 11 de abril

Mais de sete mil profissionais e estudantes de Enfermagem estiveram em Brasília na quarta-feira, 11 de abril, em ato e audiência pública na Câmara dos Deputados, exigindo a votação e aprovação imediatas do PL 2295/2000, que regulamenta as 30 horas semanais para a Enfermagem.

Uma caravana de Santa Catarina, organizada pelo Fórum Catarinense 30 horas Já (Coren/SC, SindSaúde/SC, SindPrevs/SC, ABEn/SC, Fetessesc e diversos sindicatos), levou a força da categoria catarinense à mobilização nacional.

As entidades nacionais da Enfermagem que compõem o Fórum Nacional 30 horas Já emitiram nota sobre os resultados das atividades de 11 de abril. A categoria permanece alerta e mobilizada em todo o país, cobrando de seus Deputados Federais o voto pelas 30 horas e também dialogando com a população em seus Estados. Em Brasília, as entidades nacionais da Enfermagem continuam exigindo da Câmara dos Deputados e do Governo Federal a aprovação e sanção imediatas do PL 2295/2000 e articulando a estratégia conjunta de pressão.

Confira a íntegra da nota do Fórum Nacional 30 horas Já:

“O Fórum Nacional 30 horas Já: Enfermagem unida por um objetivo, composto pelas entidades representativas da Enfermagem- Cofen, CNTS, FNE, ABEn Nacional, Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Anaten e CNTSS- informa que a mobilização realizada no dia 11 de abril, em Brasília- DF, que reuniu cerca de 7 mil profissionais de Enfermagem- Enfermeiros/as, técnicos, auxiliares e estudantes de Enfermagem – obteve os seguintes resultados:

1. Aprovação do piso salarial dos profissionais da Enfermagem, por unanimidade, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A vitória do resultado só foi possível graças à mobilização que acontecia no mesmo instante da votação.

2. Propiciou a visibilidade da importância da regulamentação da jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem na sociedade, com a divulgação do tema pelos veículos de comunicação de massa.

3. Entrega de documentos e realização de audiências com o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Jilmar Tatto, o líder do Governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, e com o Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

4. Manifestação favorável de todos os deputados presentes em relação à reivindicação da Enfermagem, além do compromisso assumido pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, em colocar em pauta para votação o PL 2295/00, assim que a mesma seja liberada em virtude do trancamento por 12 Medidas Provisórias.

5. Entrega de um documento com a assinatura de deputados de diversos partidos políticos que participaram da audiência pública solicitando a colocação na Ordem do Dia do PL 2295/00″.

Greve de fome pela aprovação das 30 horas

O Fórum Nacional também manifestou-se sobre a situação de quatro colegas da Enfermagem do Distrito Federal que fizeram greve de fome pela aprovação imediata das 30 horas, prestando solidariedade e reforçando a indignação da categoria com a morosidade da Câmara dos Deputados e do Governo Federal em votar e sancionar o PL 2295/2000.

Com informações do Portal Cofen