Fórum Nacional 30 horas Já avalia estudo do impacto das 30 horas apresentado pelo Ministério da Saúde

logof

Na quinta-feira, 24 de maio, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão e Trabalho na Saúde (SEGTES), apresentou um estudo de impacto quantitativo e financeiro da aprovação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem em 30 horas semanais, tanto para o setor público quanto para o setor privado.

De acordo com a avaliação do Fórum Nacional 30 horas Já, os dados apresentados pelo Ministério da Saúde não diferem dos estudos elaborados em 2010 e 2011, junto ao DIEESE, e já apresentados pelas entidades, demonstrando a viabilidade das 30 horas para a Enfermagem.

A apresentação do estudo ocorreu durante a reunião do Grupo de Trabalho (GT) composto por representantes do MS, SEGTES, Setor Privado, CONASS, CONASEMS e organizações que compõe o Fórum Nacional 30 horas Já (ABEn, ANATEn,COFEN, CNTS, CNTSS, Executiva Nacional dos estudantes e FNE). Durante o encontro, ficou acordado que os representantes do Fórum Nacional 30 horas Já deverão encaminhar as contribuições elaboradas junto aos seus assessores técnicos visando subsidiar a Nota Técnica pelo Ministério da Saúde, principalmente no que diz respeito às posições sobre a redução gradativa da carga horária. O próximo encontro ficou agendado para 25 de junho de 2012, às 14 horas, no Ministério da Saúde.

Fórum Catarinense 30 horas Já

Em Santa Catarina, o Fórum Catarinense 30 horas Já se reúne na próxima segunda-feira, 4 de junho, às 10 horas, na sede do Coren/SC, para avaliar os próximos passos da campanha pela aprovação do PL 2295/2000.