Conselheira do Coren/SC destaca necessidade da regulamentação da jornada de 30h semanais para a Enfermagem, em encontro com Deputada Federal

GeovâniaPara aproximar as lideranças regionais das discussões que acontecem dentro da universidade e impactam a vida dos cidadãos e propor melhorias para a saúde, a Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde (UNA SAU) da Unesc, em Criciúma, desenvolveu o “Saúde em Debate”. A iniciativa objetiva oportunizar a conversa entre lideranças e acadêmicos, professores e profissionais da saúde.

Na primeira edição, realizada na segunda-feira (13 de julho), a convidada para o “Saúde em Debate” foi a Deputada Federal Geovânia de Sá.
IonáA professora da Unesc e Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Ioná Vieira Bez Birolo, ressaltou a necessidade da regulamentação da jornada de 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem. “Os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem lidam com vidas. O trabalho exige concentração, conhecimento científico e atualização permanente. A implantação da jornada de 30 horas semanais para os profissionais é recomendada tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como a mais adequada para assistência segura e de qualidade”, argumentou Ioná.

O Projeto de Lei nº 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho em 30h semanais para os profissionais de Enfermagem, foi aprovado em todas as Comissões da Câmara e do Senado e está pronto para votação; depende da inclusão, pelos líderes das bancadas e Presidente da Câmara dos Deputados, na ordem do dia para votação e aprovação.

“Deputada, contamos com o seu apoio para que os profissionais de Enfermagem, que representam mais de 50% da força de trabalho na área da saúde consigam transformar esse projeto de lei em lei”, reafirmou a Conselheira do Coren/SC.

A Deputada Geovânia de Sá manifestou-se favorável à reivindicação dos profissionais de Enfermagem.

Ao final, a Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Unesc, Enfermeira Valdemira Santina Dagostin, entregou documento, expedido pelo Coren/SC, expondo os motivos pela regulamentação da jornada de 30h semanais para os profissionais de Enfermagem e reiterando solicitação de apoio da Deputada à aprovação do PL nº 2295/2000.

Fotos: Assessoria da Deputada Geovânia de Sá