Dia Mundial da Saúde: 10 dicas para mais qualidade de vida

Saude_rev00Neste Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) reforça o compromisso dos profissionais de Enfermagem com a promoção da saúde e elenca 10 dicas para que a população viva com mais qualidade.

Conforme define a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.

A data foi instituída para conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

1 – Alimentação: prefira alimentos naturais; consuma verduras, frutas e legumes, pois são ricos em nutrientes; reduza a ingestão de alimentos gordurosos e com excesso de sal e açúcar.

2 – Hidratação: beba em média 2 litros de água por dia. Não espere sentir sede, pois a sede já é sinal que o corpo está começando a ficar desidratado.

3 – Atividades físicas: pratique regularmente. Esse hábito é prevenção e promoção da saúde.

4 – Cabeça boa: cultive pensamentos positivos; valorize as relações humanas.

5- Organize-se: mantenha uma vida organizada (ambientes higienizados, vida financeira controlada e tarefas em dia) para ter tranquilidade.

6 – Respeite o tempo e os limites: não existe dietas ou exercícios milagrosos; a boa qualidade física vem com mudança de hábito, em longo prazo.

7 – Cuidados com o Sol: use sempre protetor solar e evite exposição prolongada ao Sol das 10h às 16h, quando há grande incidência dos raios ultravioletas.

8 – Tempo para você: dedique tempo para apreciar o colorido do céu; o sorriso das pessoas e o canto dos pássaros.

9 – Postura corporal: para uma qualidade de vida é fundamental disciplinar-se para manter a postura corporal adequada. Postura inadequada pode sobrecarregar algumas partes do corpo, ocasionando lesões. Para quem trabalha em pé, deve se atentar que quando necessário abaixar deve-se antes flexionar os joelhos. Em posição sentada, deve-se encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas.

10 – Sono: dormir é essencial para ter bem-estar no dia a dia. Dormir adequadamente evita irritações e aumenta a concentração.