Coren/SC parabeniza profissionais da Maternidade Carmela Dutra pelos serviços de referência

No aniversário de 60 anos da Maternidade Carmela Dutra, instituição com sede em Florianópolis, a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani, enaltece o trabalho dos profissionais que com dedicação e conhecimento científico posicionaram a Maternidade como referência no atendimento à mulher e ao recém-nascido. Destaque especial para a atuação dos 231 Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Maternidade, que representam a maior categoria profissional na instituição. “Os profissionais de Enfermagem desempenham papel essencial na assistência, estão presentes nas 24h dos 365 dias do ano e merecem todo o reconhecimento”, frisou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

Para a Gerente de Enfermagem da Maternidade, Enfermeira Jaqueline de Souza Brasiliense Vieira, fazer parte desta história revela orgulho, pois percebe a evolução da assistência de Enfermagem sempre com foco no atendimento e promoção da saúde do usuário. “A Maternidade Carmela Dutra e os profissionais da instituição sempre absorveram as novas tecnologias com olhar para o usuário, respeitando o limite do paciente, os direitos e cuidando com carinho, ou seja, com um atendimento humanizado”, avaliou.

Há anos, a Maternidade Carmela Dutra conta com Comissão de Ética de Enfermagem da instituição, contribuindo com orientações aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem para o exercício ético-profissional. “As atividades da Comissão de Ética de Enfermagem esclarecem dúvidas dos profissionais e favorecem a interação do grupo para o desenvolvimento do trabalho em equipe. Os profissionais de Enfermagem desempenham trabalho de excelência, apesar das dificuldades estruturais (prédio antigo) e reduzido número de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. A atuação dos profissionais de Enfermagem é focada não só no conhecimento técnico, mas na humanização e acolhimento, desde que a mulher entra na instituição, seja ela paciente oncológica, cirúrgica, gestante ou vítima de violência doméstica e/ou sexual”, detalhou a Enfermeira Ana Paula Fernandes, membro da Comissão de Ética de Enfermagem da instituição e também membro da Câmara Técnica do Coren/SC de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido.

Sobre a Maternidade Carmela Dutra
Inaugurada em 3 de julho de 1955 com o propósito de prestar atendimento à parturiente e ao recém-nascido, a Maternidade Carmela Dutra foi a primeira maternidade pública de Santa Catarina.

Nesses 60 anos, a Maternidade ampliou as atividades, criando novos serviços direcionados à saúde integral da mulher e do binômio mãe-filho. A Maternidade presta atendimento à gestante de alto e baixo risco; assiste mulheres que necessitam de cirurgias e consultas ambulatoriais, atende mulheres portadoras de câncer ginecológico e de mama (cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia); conta com ambulatório; serviço de medicina fetal para diagnóstico e tratamento das doenças fetais intra-uterinas; e Serviço de Banco de Leite Humano e Central de Informações sobre Aleitamento Materno.

A Maternidade é reconhecida pelo Ministério da Saúde como Centro Referência Estadual em Saúde da Mulher; recebeu o título de Hospital Amigo da Criança pelo trabalho de incentivo e proteção ao aleitamento materno; é certificada como Hospital de Ensino, credenciada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação; e foi agraciada com o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher.