Coren/SC alerta sobre falso e-mail solicitando atualização da base de dados

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) informa aos profissionais de Enfermagem, especialmente os Responsáveis Técnicos de Enfermagem e Gerentes de Enfermagem das instituições de saúde, que não autoriza outra instituição a pedir em nome do Conselho a atualização dos dados pessoais e profissionais dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que atuam na instituição.

O esclarecimento se faz necessário após manifestações de Enfermeiros Responsáveis Técnicos e Gerentes de Enfermagem de que um e-mail assinado “CNES, Secretaria de Atenção a Saúde” está solicitando que atualize o nome e os telefones dos profissionais que exercem a atividade de Enfermagem na unidade de saúde.

O Coren/SC lembra que a solicitação dos dados dos profissionais que atuam na instituição é feita exclusivamente pelos Enfermeiros Fiscais do Conselho, profissionais devidamente identificados, após inspeção na unidade de saúde, bem como pela Direção do Coren/SC. Os profissionais de Enfermagem que desejarem atualizar informações de endereço, telefone e e-mail devem fazê-la diretamente neste link. Os dados informados ao Coren/SC são confidenciais.

Cabe ainda ressaltar que a equipe do Coren/SC já está em contato com o Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde reforça que todos os comunicados da pasta, quando emitidos por e-mail, usam, obrigatoriamente, e-mail oficial @saude.gov.br.

Sobre a atualização no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, é importante lembrar que deve ser feita pelo gestor por senha própria diretamente no sistema CNES.