1a Conferência de Enfermagem de Santa Catarina Etapa regional de Blumenau

Mais de duzentos participantes entre profissionais e estudantes estiveram no Teatro Carlos Gomes para discutir os desafios da profissão durante a Etapa Regional de Blumenau da 1a Conferência de Enfermagem de Santa Catarina. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, coordenou os trabalhos e ressaltou a importância de se parar um pouco para debater os desafios. “Quando dizemos que representamos mais de cinquenta por cento da força de trabalho das equipes de saúde é porque temos que ter essa mesma representatividade nos órgãos que discutem a saúde e as políticas públicas. Precisamos mais autonomia nas decisões e melhoria na valorização”, enfatizou.

Na mesa de abertura estavam ainda a coordenadora adjunta da Comissão Organizadora, conselheira Ângela Blatt Ortiga, a deputada estadual Enfermeira Ana Paula Lima, a Auxiliar de Enfermagem Anna Verrel Block e a Enfermeira Silvana Schroeder representando todos os profissionais.  A deputada elogiou a iniciativa e lembrou que é preciso dar mais visibilidade ‘a categoria, oportunizando momentos de reflexão como esse da Conferência.

DSCN1395


Na sequência foi apresentado o Regimento e depois debatido o Regulamento dessa etapa, que teve dois destaques e depois homologado.

Os professores da Universidade Federal (UFSC), Felipa Amadigi e Jorge Lorenzetti, fizeram a
apresentação do documento orientador para estimular os debates que serão feitos entre os grupos. O documento foi escrito por eles e por mais dois professores: Denise Pires e Gelson Albuquerque.

DSCN1454“Ao analisar o cenário nacional e compará-lo com o internacional, vemos como estamos defasados no número de profissionais, por exemplo. Ao mesmo tempo temos excelentes trabalhos realizados dentro das unidades de saúde que são referência para a Enfermagem. Precisamos mostrar o que fazemos e disseminar mais nossos conhecimentos com sistematização”, disse Felipa, que já foi presidente do Coren/SC na gestão 2012/2014.

DSCN1483O professor Jorge Lorenzetti provocou os presentes a pensarem nos desafios do dia a dia e como podem ajudar na valorização de todos. “Somos quase dois milhões de profissionais e precisamos ter a união que outras categorias possuem para podermos alcançar conquistas. Esses eventos regionais que compõem a Conferência nos trazem a oportunidade para isso, pensarmos no cotidiano e no todo”, disse ele.

Durante a tarde, os participantes foram divididos em seis grupos para formular propostas de cada eixo temático. No final do dia houve a Plenária Final para eleição dos Delegados e aprovação das propostas a serem encaminhados à Etapa Estadual (8 e 9 de novembro, em Florianópolis).

Foram homologados os nomes de 18 profissionais de nível médio e 25 enfermeiros, além de oito estudantes observadores que podem opinar e sugerir, mas não tem direito ao voto.

Veja mais fotos aqui

[unitegallery Conferencia_de_Enfermagem_Etapa_Blumenau]