Professora de Enfermagem na UFSC ganha título de professora emérita

“Em nome da Universidade Federal de Santa Catarina, eu, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, na forma estatutária e regimental, concedo aos doutores Ingrid ElsenSelvino José Assmann e Teodoro Rogério Vahl o título de professor emérito” (…) “em reconhecimento aos altos méritos profissionais e pelos relevantes serviços prestados à instituição”. Os trechos fazem parte da decisão pronunciada pelo reitor em sessão especial do Conselho Universitário (CUn) em 20 de junho de 2016.

A solenidade de outorga do título foi realizada no final da tarde do dia 13 de setembro, no auditório da Reitoria, marcada pela formalidade que o momento exige. Toda vez que os professores eram anunciados foram bastante aplaudidos e essas manifestações deram o tom de alegria e descontração ao evento. A conselheira do Coren/SC, Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, acompanhou a solenidade.

Na cerimônia, representantes dos conselhos Universitário, de Curadores, das câmaras de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão da UFSC, dos Centros de Ensino, docentes, técnicos e alunos da graduação e pós-graduação, convidados, autoridades, os professores eméritos Luiz Fernando Scheibe e Mara Coelho de Souza Lago, amigos e familiares.

Os três trilharam trajetórias distintas, Ingrid na Enfermagem, Selvino na Filosofia, e Theodoro na Administração, porém suas vidas se cruzam em pontos comuns da profissão, a paixão por ensinar e o de igualmente aprender.

Os três nomes foram aprovados pela instância máxima da UFSC – o CUn – que, após um processo rigoroso, define quem irá receber a outorga de Professor Emérito, que é a maior titulação no meio acadêmico. No caso de Ingrid, Selvino e Teodoro, o reconhecimento se deve às ações marcantes e pioneiras na gestão, ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

O diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Ubaldo César Balthazar, em seu pronunciamento de saudação destacou os principais aspectos da carreira de cada docente, citando não somente os longos currículos, mas também características próprias, que os tornaram tão próximos da comunidade universitária.

“Trata-se de um momento importante para a nossa Universidade, tempo em que a instituição reconhece o trabalho de seus mestres mais notáveis, que se destacaram em suas áreas de atuação, ajudando a construí-la, moldando-a em seu crítico sentido – o ensino, a pesquisa e a extensão”, destacou Balthazar. Não deixou de mencionar que os doutores se doaram de maneira integral ao magistério superior e à formação de gerações de profissionais.

Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem, Ingrid Elsen participou ativamente no aprofundamento dessa área de estudos no país, em especial por atuar na orientação e influência na montagem de vários programas de pós-graduação no Brasil. Seu trabalho, juntamente ao Departamento de Enfermagem, foi destacado durante a sessão, mencionada a produção de livros e trabalhos internacionais publicados no Brasil e no exterior. Ela foi a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e é uma das pioneiras da área na Capes.

Após a leitura dos Termos de Outorga pela secretária dos Conselhos, Juliana Cidrack Freire do Vale, foram feitas as entregas das medalhas e dos diplomas. Ingrid Elsen recebeu das mãos da vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, que também atua na área de Enfermagem, e de Isabela de Carlos Back, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Com informações da Agecom/UFSC