Coren/SC participa do 27° Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem e 6° Encontro Catarinense dos Estudantes de Enfermagem

Ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de setembro, em Itajaí, os dois eventos simultâneos que reúnem coordenadores, professores e estudantes de Enfermagem de todo o Estado. O 27° Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem e 6° Encontro Catarinense dos Estudantes de Enfermagem é uma promoção da ABEn-SC e da UNIVALI e tem o objetivo de discutir e propor mudanças no ensino, pesquisa, e extensão em Enfermagem e refletir sobre as Práticas Avançadas na formação em Enfermagem.

 

A presidente do Coren/SC Helga Regina Bresciani, participou da abertura no dia 15 e em seguida, junto com a conselheira Elizimara Ferreira Siqueira e com Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, enfermeira pesquisadora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, participou da Mesa Redonda com o tema “Práticas Avançadas em Enfermagem”.

 

Depois de apresentar um panorama do cenário da saúde no Brasil, Helga abordou as situações ideais na promoção da saúde, tendo a Enfermagem como grande responsável pela qualidade no atendimento da população. “Precisamos transformar as pessoas em agentes de sua própria saúde, fazer um trabalho proativo e não apenas reativo, com uma atenção integral e não apenas com ações curativas, assim como ter um cuidado multiprofissional”, disse ela.

 

Ela disse que é essencial “assegurar a concepção ampliada de prática clínica de Enfermagem, a integralidade da saúde e suas  múltiplas dimensões  de modo a contemplar a subjetividade, a intersubjetividade, os modos de vida, o trabalho  e demais determinantes sociais do processo saúde doença. Não é concepção biomédica”.

Beatriz trouxe a experiência da Inglaterra onde as enfermeiras trabalham com Práticas Avançadas há duas décadas.  A conselheira Elizimara focou mais nas necessidades dessas práticas na Atenção Básica, mostrando como é possível aliar o acolhimento, com sistematização e atendimento integral dos pacientes.

 

Evento – O Fórum refletiu as Inovações e Tecnologias na Educação em Enfermagem, assim como encaminhou, a partir das reflexões e discussões dos grupos de trabalho, propostas e moções às Associações de Classe de Enfermagem em nível nacional e Escolas de Santa Catarina em nível médio e de graduação. Os participantes poderão socializar a produção científica do evento por meio de anais eletrônicos.

Veja mais em: facebook.com/EscolasEnfermagemSC