Debatidas as propostas da etapa de Joinville da 1a Conferência de Enfermagem de SC

Durante o dia 28 de setembro ocorreu a Etapa Regional de Joinville da 1a Conferência de Enfermagem de Santa Catarina. O evento iniciou pela manhã e foi até o final da tarde, na Expoville, com cerca de duzentos participantes, entre profissionais e estudantes.

mesa_Helga_abertura

Na abertura a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, deu as boas vindas e enfatizou a necessidade de fortalecermos a autonomia e a visibilidade da profissão:  “Sabemos que contribuímos muito para a saúde da população, mas precisamos mostrar  isso e valorizar cada ação”.

 

A conselheira Marlene Serafim representou a Comissão de Relatoria e agradeceu a presença dos profissionais da região.  A Técnica de Enfermagem Cláudia Parecida Gomes Limberger representou os profissionais de nível médio e o enfermeiro Lucas Gonçalves Freire representou os Enfermeiros.

 

Depois de aprovarem o Regulamento sob a coordenação da presidente do Coren/SC, os presentes foram provocados a pensar os desafios da profissão pelos enfermeiros e professores universitários Jorge Lorenzetti e Felipa Amadigi.  Eles apresentaram informações sobre o cenário nacional e internacional da Enfermagem, forneceram dados e ideias para as discussões que ocorrem nos seis grupos divididos por eixo temático.

 

Felipa_fala_conferenciaJlleFelipa Amadigi mostrou os números da Enfermagem no país e comparou com os países da América Latina, ressaltando a defasagem no dimensionamento exigido pela Organização Mundial de Saúde. “Precisamos sempre reforçar que além do número de profissionais, temos que qualificar mais e continuamente, implantar a sistematização e fortalecer nossos procedimentos”, disse Felipa, que já foi presidente do Coren/SC na gestão 2011/2014.

 

JorgeLorenzetti_fala_conferenciaJoinville

 

Jorge Lorenzetti focou muito na questão da valorização da profissão e quais os desafios que ainda existem para que a Enfermagem seja mais reconhecida como fundamental nas equipes de saúde. “As conquistas que queremos para a nossa profissão dependem da nossa postura, da busca por mais qualificação e por debates coletivos como esses que realizamos durante essas conferências”, disse ele.

 

grupo2_conferenciaJlle grupo1_conferenciaJlle grupo3_conferenciaJlle grupo4_conferenciaJlle grupo5_conferenciaJlle grupo6_conferenciaJoinville

Durante a tarde, os participantes foram divididos em seis grupos para formular propostas de cada eixo temático, sempre com integrantes da comissão de Relatoria para orientar e ajudar na elaboração, assim como na definição das prioridades.

grupo_delegadosEnfermeiros2 grupo_delegados_tecnicos_auxiliares

No final da tarde ocorreu a Plenária que elegeu os delegados e aprovou as propostas a serem encaminhadas para a Etapa Estadual, dias 8 e 9 de novembro, em Florianópolis.