Debates na Etapa Regional de São Miguel do Oeste

Os profissionais e estudantes de Enfermagem do Extremo Oeste debateram os desafios da profissão para formular propostas para a categoria na Etapa Regional de São Miguel do Oeste da 1a Conferência de Enfermagem de Santa Catarina, ocorrida no dia 5 de outubro.5out_saomiguel_mesa

Cerca de 80 participantes puderam discutir os eixos temáticos propostos para o evento e trocar informações sobre o cotidiano da profissão e da formação.

Na primeira parte, ocorreu apresentação do Regimento e depois a aprovação do Regulamento dessa etapa.  A presidente do Coren/SC Helga Bresciani coordenou os trabalhos junto com a conselheira-secretária Angela Blatt Ortiga, tendo ainda na mesa de abertura a Enfermeira Michele Trentin representando os colegas e a Técnica de Enfermagem Carine Berwig representando os profissionais de nível médio.

A presidente do Coren/SC enfatizou a necessidade de todos exigirem assistênciagelson com qualidade e quantidade, ou seja, dimensionamento bem feito com profissionais habilitados.

Os professores da UFSC, Gelson Albuquerque e Jorge Lorenzetti, fizeram uma fala para dar subsídios e provocar os presentes a pensar sobre a situação da Enfermagem. Eles forneceram dados e jorgeinformações sobre o cenário atual.

“Todos sabemos que não existe cuidado em saúde sem a Enfermagem, mas ainda não temos a compreensão dessa importância no dia a dia”, disse Gelson, sugerindo união para defender as lutas coletivas.

O professor Jorge destacou que temos pontos positivos ao longo da trajetória da profissão como a lei do exercício profissional, mas ainda temos dificuldades sérias como a falta de condições de trabalho.

Na seqtodos_juntosuência, os participantes foram divididos em seis grupos para debater cada eixo. Por fim ocorreu a Plenária final para eleição dos delegados e aprovação das propostas que serão apresentadas na Etapa Estadual, em Florianópolis, nos dia 8 e 9 de novembro.

Veja mais fotos aqui.