1 de dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a Aids

AidsO Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a solidariedade às pessoas infectadas. Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987 e no Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988 por decisão do Ministério da Saúde. É de fundamental importância a mobilização local articulada entre setores sociais, governamentais ou não, objetivando a formação de uma rede de solidariedade e o fortalecimento das ações de prevenção da infecção pelo HIV.

 

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou as atividades alusivas à data na segunda-feira, dia 28 de novembro, com a abertura do Seminário de Boas Práticas para Ampliar a Adesão ao Tratamento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, em Florianópolis, pela Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). O evento reuniu 150 profissionais de saúde atuantes nos Serviços Especializados (SAEs) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) de Santa Catarina. Em debate estiveram temas como panorama epidemiológico, prevenção combinada, o papel do profissional de saúde na corresponsabilidade da adesão ao tratamento e a atuação das Organizações Não Governamentais. O evento também contou com o relato de experiências e a apresentação de práticas exitosas.

 

Em Florianópolis, hoje, dia 1 de dezembro, quinta-feira, a equipe da Dive/SC estará no largo em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN), das 7h às 17h, realizando abordagem da população para o esclarecimento de dúvidas e distribuição de materiais informativos e de preservativos. Além da capital, diversos municípios desenvolverão ações alusivas à data.

Em Itajaí será realizada a Semana de Prevenção ao HIV, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Univali. Teve equipes no campus da universidade distribuindo preservativos, lubrificantes e informativos aos estudantes. Teve ainda o lançamento do documentário “O combate ao HIV em Itajaí”, no teatro Adelaide Konder, seguido por uma roda de debates, e ainda foram oferecidos testes rápidos para a comunidade para detecção de HIV, sífilis e hepatites no ambulatório da Univali. Hoje, dia 1, acontece o evento de encerramento e conscientização na luta contra a doença e intensificação da realização de testes rápidos em todas as unidades de saúde do município.

Em Brusque, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá a campanha de Teste Rápido durante todo o dia nas unidades de saúde. Será feita a distribuição de materiais informativos e divulgação nos veículos de imprensa locais.

Em Criciúma, as celebrações do Dia Mundial de Combate à Aids marcarão o encerramento do Projeto Consciência na Adolescência, que envolveu estudantes da rede municipal de ensino em atividades educativas relacionadas à sexualidade, à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce. O evento conta com apresentações artísticas e culturais e orientações sobre saúde na praça central. As unidades de saúde terão o horário estendido para a realização de Teste Rápido.

Em Mafra acontecerá o 1º Show de Talentos, com apresentações de teatro, paródia e poesias com enfoque na prevenção das DSTs/Aids. O evento acontece a partir das 13h30 no auditório da Universidade do Contestado.

Em Indaial, no dia 2 de dezembro, na sede da Associação Empresarial da cidade, das 8h às 16h45. No dia 3, será oferecida testagem rápida para HIV a secretaria de saúde realizará o Seminário HIV/AIDS Hepatites Virais e Sífilis e hepatites B e C, das 8h às 17h, na unidade de saúde Dr. Heinz Schutz.