Enfermeiro recebe prêmio Sinapse de Inovação com empresa Singulis Cuidados Integrais

WhatsApp Image 2017-02-16 at 14.01.39

Tarcísio e sua esposa Franciele na premiação do Sinapse da Inovação

Nosso segundo entrevistado especial é Tarcísio José da Silva, enfermeiro e sócio fundador da Singulis Cuidados Integrais, empresa de Blumenau (SC) que recebeu o prêmio Sinapse da Inovação 5, que premia ideias inovadoras nas mais diversas áreas. Concedido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em Santa Catarina (FAPESC), foram mais de 1800 projetos apresentados, sendo que apenas 91 ideias foram contempladas.  

Tarcísio é graduado em Enfermagem pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), especialista em Saúde da Família,  Educação Permanente em Saúde, e Gestão do Trabalho em Saúde. É funcionário da Prefeitura Municipal de Blumenau desde 2003 e especializando em Gestão da Política DST/AIDS e Hepatites virais. Tarcísio é casado com a Enfermeira formada pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi) Franciele, especializanda em Design Centrado no Usuário, que também atua na Singulis.

 

Coren/SC: Como surgiu a idéia de criar a Singulis?

Tarcísio: Minha esposa, Franciele, que também é enfermeira atuava no consultório de um cirurgião plástico. Como os pacientes demoravam muito para realizar os exames pré-operatórios e demais consultas (cardiologista, anestesista), ela, juntamente com o cirurgião, criaram um esquema de agendamento baseado nas necessidades e disponibilidade dos pacientes. Desta forma, todos os procedimentos para a cirurgia eram agendados logo após a consulta de cada paciente. 

Na mesma época, uma outra enfermeira ofereceu ao cirurgião com quem minha esposa trabalhava um modelo assistencial de atendimento pós-operatório. Com o passar do tempo, nas conversas que tínhamos em casa, começamos a amadurecer a ideia de gerenciar a jornada das pessoas nos seus processos de saúde, unindo as duas ações: agendamentos e visitas. Se analisarmos bem, este é um grande nicho, porque as pessoas precisam resolver todos os problemas relacionados com sua saúde sozinhas, como o agendamento de exames, consultas, todo o processo de recuperação no domicílio, sem auxílio de um profissional de saúde. Aí você pode me perguntar: “Mas e o home care?” Então, o home care não atua na prevenção, apenas nas intercorrências, ou seja, somente depois que existe alguma complicação. Nosso foco é melhorar a saúde nesses processos, assim melhorando a experiência dos pacientes, diminuindo custos e também aprimorando a experiência dos profissionais envolvidos.

Coren/SC: Como Enfermeiro, como você vê a importância da consultoria e do apoio às estruturas de saúde vigentes e, principalmente, ao paciente?

Tarcísio: Somos importantíssimos nesse quesito, digo mais, somos insubstituíveis, ninguém tem o olhar que o enfermeiro tem, pois somos quem cria o vínculo. Essa proximidade permite que enxerguemos o que nenhum outro profissional de saúde pode ver, ou até pode, porém com maior dificuldade que nós.

Constantemente nos deparamos com erros estruturais em unidades de saúde como localização de banheiros, salas de consulta, enfim, quando a Enfermagem é consultada, mesmo que de forma tardia, consegue perceber esses erros. Mas acho interessante frisar que nós mesmos nos furtamos de ocupar esse protagonismo e deixamos outros profissionais como os médicos ocuparem esse lugar. Acredito que quando falamos de organização do sistema de saúde, a Enfermagem é a peça-chave, mas infelizmente ficamos muitas vezes em segundo plano, porque permitimos que principalmente a Medicina tenha esse destaque. Cito, por exemplo, quantos secretários estaduais de saúde tivemos? Quantos municipais? São poucos diante do número de profissionais que temos, portanto deveríamos ocupar um número muito maior de cadeiras dessa importância.

Coren/SC: Como a Singulis influencia a prestação de serviços da saúde em Blumenau? Qual a importância da empresa para a sociedade e todos os agentes envolvidos no processo de cuidar?

Tarcísio: Ainda somos muito pequeninos, atendemos apenas em uma clínica em Blumenau, então falando em termos da cidade ainda não temos essa significância toda. Mas quando falamos dos pacientes, podemos afirmar que é um serviço de relevância imensa. As pessoas procuram os serviços de saúde para resolverem seus problemas de saúde, porém passam a maior parte do tempo resolvendo-os sozinhas, sem nenhum auxílio. Fomos condicionados a acreditar que nossas ações de saúde dentro da unidade tem uma força muito maior do que realmente tem, achamos que em todas nossas orientações somos entendidos, e que cabe ao paciente executá-las exatamente como achamos que deviam fazê-las. Porém as dificuldades que as pessoas encontram no dia-a-dia são inúmeras e isso afeta diretamente tanto sua saúde quanto a sua experiência.

Nós acreditamos que podemos gerenciar todos os pontos de contato do paciente com os serviços de saúde, assim as pessoas terão uma maior agilidade nessa jornada, chegando mais rapidamente em uma resolução. O que estamos criando aqui será de grande importância. Estamos em fase de prospecção de novos clientes, que seriam médicos cirurgiões, então estamos selecionando para desenvolvermos modelos assistenciais específicos e muito bem organizados, para então seguirmos com a expansão das especialidades.

Receber o Prêmio da Fapesc foi um reconhecimento e também um impulso?

Embora o projeto vencedor do prêmio tenha sido baseado em pacientes cirúrgicos, nós já estamos projetando atender as mais diversas demandas, como por exemplo consultoria para processos de aquisição de medicamentos, tanto os fornecidos pelo estado quanto judicialmente. Ainda somos pequenos mas, como fomos premiados em um programa que visa transformar uma ideia ou projeto em negócio, temos o plano de desenvolver ainda alguns itens como plano de negócios e de marketing. A premiação ainda não foi entregue em sua totalidade. Assim que recebermos o restante do valor, contrataremos uma consultoria para desenvolver estes itens.”

Conheça a empresa: https://www.singulis.med.br/.