ENTREVISTA – Enfermeira catarinense apresenta trabalhos nos Estados Unidos

nancy1

nancy2

No mês de junho, nossa entrevistada especial é a enfermeira Nancy Maria Douat Dietrich, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) em 2014. Enfermeira do Instituto de Oftalmologia de Joinville desde 2014, Nancy atua na área de pesquisa e de exames oftalmológicos. Em conjunto com o médico oftalmologista João Alfredo Dietrich desenvolveu o Exame Digital dos Olhos que através de uma câmara digital Pictor da marca VOLK documenta possíveis alterações do fundo do olho em recém-nascidos. Exame efetuado sem a utilização de colírios midriáticos (que dilatam a pupila) e principalmente não sendo necessária a sedação anestésica diminuindo a incidência de complicações.

Confira os depoimentos de Nancy:

Coren/SC – Por que você escolheu Enfermagem?

Por acreditar no amor e na vida escolhi a Enfermagem. A atuação do enfermeiro qualifica não somente a área da saúde, mas engrandece as relações humanas. Trabalho de grande atuação: social, multiprofissional e de educação a fim de ampliar as possibilidades e permitir a todos sonhar. Somente consegui ser enfermeira pelo imenso apoio de meu marido e minhas três filhas. Agradeço a oportunidade de poder representar a única instituição brasileira a apresentar um trabalho na modalidade de Poster no Congresso da IAHCSMM nos Estados Unidos em maio de 2017.

Coren/SC – Que pesquisas foram apresentadas por você nos Estados Unidos recentemente e em qual evento?

A apresentação de trabalhos foi realizada na modalidade de Poster na IAHCSMM – International Association of Healthcare Central Service Materiel Management. As pesquisas realizadas tiveram como principais objetivos conhecimento científico e qualificação dos processos a fim de garantir a segurança do paciente. Foram elas:

  • 2017  Assessment of organic material processing at Eye Banks: bioethics and safety. Nasville Te. Autores: Enf. Nancy Dietrich e Dr. João Alfredo Dietrich. Apresentado por: Enf. Nancy Dietrich
  • 2016   Toxic Anterior Segment Syndrome and Endophtalmitis: a challenge for best practices. San Antonio, TX. Autores: Enf. Nancy Dietrich, Enf. Marisa Corradi e Dr. João Alfredo Dietrich.  Apresentado por: Enf. Nancy Dietrich
  • 2015   Cleanliness of health products: complexity and conformation. Fort Lauderdale, Fl. Autores: Enf. Nancy Dietrich e Dra.Helena Luiza Douat Dietrich Apresentado por: Enf. Nancy Dietrich
  • 2014  Complex Medical Supplies X Risk Associated to Cleaning.Columbus,OH Autores: Enf.Camila Bino,Enf. Nancy Dietrich e Enf.Marisa Coradi professoras da PUCPR. Apresentado por: Enf.Nancy Dietrich.

Coren/SC – Como foram desenvolvidas as pesquisas e do que elas tratam?

Os trabalhos de pesquisa científica foram desenvolvidos com o principal objetivo de buscar as melhores práticas de segurança para o paciente e tratam da limpeza e higienização dos materiais usados em hospitais. Como o trabalho realizado nos diferentes setores do hospital se reflete na qualidade final do processo, seja este cirúrgico ou não, foi sugerido em todos os trabalhos a padronização do processo. Sendo assim a padronização deve se tornar uma ferramenta aplicada através de treinamento constante o que faz e muito repensar nas práticas diárias se estão adequadas ou se posso melhorar através de ações efetivas. Principalmente porque o dever do profissional de enfermagem na CME é  de garantir um material reproduzido com segurança a fim de se evitar qualquer risco de infecção. A preocupação de ser ter um material bem lavado deve ser constante e consciente. Por exemplo, o viscoelástico usado em cirurgias oftalmológicas difícil de ser retirado na lavação quando em conjunto com detergente se torna tóxico.

Coren/SC – O foco também foi mostrar a importância de atividades que muitas vezes estão invisíveis no dia a dia?

A fórmula é a conscientização do serviço realizada através de treinamento  a fim de empoderar o trabalhador e assim poder qualificar e dignificar seu trabalho. Resíduos de proteína são um risco constante e devo estar atenta e atualizada. A questão principal é repensar nos processos e ter a segurança como critérios de classificação e controle dos processos.