Fiscalização inspeciona 100 instituições no Estado em maio

O mês de maio é intenso para a Enfermagem, com muitos eventos em torno da Semana Brasileira de Enfermagem e comemorações pelos dias 12 de maio (Dia do Enfermeiro) e 20 de maio (Dia do Técnico e Auxiliar em Enfermagem), incluindo palestras dos conselheiros e enfermeiros fiscais. Paralelamente, a equipe de fiscalização do Coren/SC na sede e nas seis subseções atuou com empenho para inspecionar cem instituições em todas as regiões do Estado.

A fiscalização ocorre por rotina, denúncia ou parceria com outros órgãos para garantir que o estabelecido na legislação relacionada à Enfermagem seja cumprido. A atuação é especialmente orientativa e educativa para a prevenção das infrações éticas e legais, que podem ser cometidas pelos profissionais ou por gestores.

Os Enfermeiros Fiscais acompanham o prazo das notificações, retornam à instituição para verificar se houve regularização e em caso negativo realizam os devidos encaminhamentos. Em algumas situações, o Coren/SC necessita instaurar ação civil pública para assegurar na Justiça o cumprimento da legislação.

Confira aqui a lista completa das instituições fiscalizadas em maio.