Coren/SC prestigia III Congresso Nacional de Parto Humanizado da Alesc

Congresso Parto HumanizadoNos próximos dias 9, 10 e 11 de agosto, será realizado em Florianópolis (SC) o III Congresso Nacional de Parto Humanizado e I Congresso Nacional de Fotografia e Vídeo de Parto: Afirmando a autonomia da mulher. A conselheira Evanguelia Kotizas dos Santos do Coren/SC estará presente no congresso representando o Conselho. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), ocorrerá no auditório Deputada Antonieta de Barros, dentro da própria Alesc, será gratuito e aberto ao público geral. Inscrições podem ser feitas no site da Escola Legislativa da Alesc e as atividades podem ser acompanhadas pelo folder do evento.

Em um cenário de cada vez mais violência obstétrica contra as mulheres parturientes, principalmente as negras, o debate sobre o parto humanizado é relevante e necessário. O objetivo do congresso de parto humanizado é “promover à articulação das organizações civis, profissionais da saúde e organismos governamentais, incluído a fotografia de parto e vídeo como uma destas ferramentas para que todos contribuam com as principais discussões atuais no âmbito da saúde da mulher, especificamente sobre a humanização do parto e do nascimento e o protagonismo da mulher na gestação”, conforme informações do site da Alesc. A cada dia, haverá credenciamento dos participantes a partir das 8h e a programação conta com atividades até as 18h, nos três dias de evento. O congresso terá palestras sobre fotografia de parto, sobre assistência às mulheres no momento do parto e no pós-parto, exibição de filmes e debates sobre questões éticas. Ao final do terceiro dia, o grupo musical formado exclusivamente por mulheres, Cores de Aydê, fará uma apresentação para os participantes.

O público-alvo definido para o congresso, conforme o tema deste ano, são mulheres fotógrafas envolvidas com a Humanização do Parto e do Nascimento, enfermeiras, enfermeiras obstetras, obstetrizes, estudantes e demais profissionais da área saúde envolvidos com as políticas públicas relativas à gestação, parto, nascimento e puerpério. Porém, vale lembrar que o evento é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais sobre este tema. Durante o congresso, haverá reuniões fechadas de Enfermeiras obstetras, obstetrizes e médicos obstetras; doulas: código de ética das doulas; e de parteiras tradicionais.

Confira a programação completa dos três dias de evento.