Gestores do Samu apresentam a modalidade intermediária no atendimento pré- hospitalar ao Coren/SC

O gerente Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Tenente Coronel João Batista Cordeiro Júnior, esteve reunido com a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, na última terça-feira, dia 8 de agosto, para apresentar a proposta da nova gestão e trocar informações sobre a possibilidade de implantar uma nova modalidade de Serviço. Trata-se do SAMU Intermediário, com equipes formadas apenas por enfermeiros e técnicos de Enfermagem. O modelo já foi implantado em São Paulo.
Estiveram também na reunião a DSCN5795enfermeira Adriana Maria Martins convidada para coordenar a Enfermagem do SAMU, o Apoio Gerencial, Cíntia de Azevedo Jorge, a Coordenadora de Fiscalização do Coren-SC a enfermeira fiscal Karla Barzan e a Conselheira do Coren/SC, Angela Maria Blatt Ortiga.
Na oportunidade, o gerente do SAMU destacou que assumiu a gestão junto a Secretaria de Saúde com o propósito de garantir o atendimento de urgência e emergência no Estado com qualidade e respeito ao cidadão. Ele disse que está buscando novas possibilidades de atendimento na integração com o Corpo de Bombeiros.
A presidente enfatiza que o Coren/SC defende a saúde pública e de qualidade para os cidadãos catarinenses e afirmou que vai analisar e consultar o Coren/SP sobre o modelo intermediário implantado em São Paulo. “Nossa preocupação é com as condições de trabalho para os profissionais de Enfermagem e o bom atendimento a população, já que o modelo adotado anteriormente para gestão do Samu no Estado é diferente do modelo do APH do Bombeiro”, disse Helga.