ENTREVISTA – Vereadora de Correia Pinto Beatriz Mesquita Alves é enfermeira e fala dos desafios do cargo

beatriz-da-silva-mesquita-alves-bia-mesquita-59234b14c3e95Representação no legislativo municipal

A vereadora de Correia Pinto Beatriz Mesquita Alves é uma entre mais de trinta vereadores que são profissionais de Enfermagem e ganharam a função nas últimas eleições, em 2016. Beatriz esteve na aula inaugural do curso de Lideranças de Enfermagem, em Lages, no dia 1 de setembro e falou dos seus desafios. Ela destacou que o compartilhamento do conhecimento é fundamental para que os profissionais possam ampliar a visibilidade da Enfermagem, além de valorizar o que fazemos. Confira a entrevista exclusiva para o site do Coren/SC:

 

Qual sua trajetória?

Eu atuei na gestão pública como cargo comissionado, como secretária de saúde, como diretora do hospital e depois gerente de Enfermagem durante oito anos. Como vereadora, no legislativo, é a minha primeira experiência, mas estou animada a enfrentar os obstáculos e buscar cada vez mais conhecimento.

 

Quais são os desafios nesse cargo?

É muito diferente. Quando você sai de uma gestão na qual você executa e vem para um outro lado no qual você legisla, busca a lei, fiscaliza, então é diferente. Eu até falava em uma reunião que a gente teve há poucos dias, que é muito diferente quando você dá ideias mas não pode executá-las. Isso torna-se um pouco frustrante, mas a gente sabe que também depende do trabalho que realizamos, pois temos que ser participativos. Mais profissionais deveriam estar presentes nesse meio, para que a gente consiga buscar novos horizontes e novas oportunidades, tanto para nós da Enfermagem mas visando a saúde de um modo geral.

 

Como o conhecimento em Enfermagem está sendo aplicado?

Hoje eu faço parte da Comissão de finanças e orçamentos e também da Comissão de saúde. Então tenho facilidade, principalmente na questão fiscalizadora, quando chega uma prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, do Fundo Municipal. Isso porque consigo identificar onde os recursos estão sendo aplicados, se eles estão sendo aplicados de forma correta, e é muito fácilpois passei pela gestão. Hoje como legisladora preciso identificar se realmente isso está sendo aplicado de forma correta. Então para mim, em relação à facilidade, é muito maior lá dentro hoje, principalmente quando vem da saúde.

 

Quais os projetos em andamento ou alguma atividade que possamos destacar?

São projetos que tento dar continuidade pois não consegui terminar durante minha gestão como secretária, que são alguns projetos transversais, principalmente na área da educação dentro da educação continuada. O tema são os primeiros socorros dentro das escolas, ou seja, treinar mais nossos profissionais da educação básica. Foi um projeto que conseguimos implantar em 2015 e conseguimos concluir, que foi fazer com que todos os nossos profissionais da educação básica recebessem um treinamento de urgência e emergência. Afinal, o ponto de procura da população sempre é a unidade de saúde.O pacientee chega com uma situação grave, por exemplo, uma dor precordial intensa na unidade, mas devido à unidade de saúde ser mais preventiva, nem sempre  o profissional consegue identificar essa situação ou atender com segurança. Então, hoje, todos os nossos profissionais da educação básica e da estratégica são treinados para atender esse tipo de evento.

 

Qual sua avaliação do Curso de Formação de Lideranças do Coren/SC e ABEn/SC?

Este curso é primordial na vida de um profissional de Enfermagem. Como eu falei para o público, todo profissional já é líder, mas para aprender a ter liderança ele tem que se lançar, aprender novos desafios, aprimorar seus conhecimentos. Se você agir e buscar, que você consegue se tornar um grande líder. Hoje há uma grande diferença porque aprendemos dentro da sala de aula administração de Enfermagem, mas há uma diferença entre administrar e liderar. São duas coisas que andam juntas, mas pro profissional ter as duas habilidades é muito difícil. O profissional tem que ter o olhar de administrador, mas um olhar que seja o melhor para a equipe dele, fazer com que ela seja mais democrática e participe com todos, buscando mais resultados, junto com o Enfermeiro.