Participantes apresentam trabalhos no encerramento do curso de Formação de Lideranças de Enfermagem

 

O último encontro do curso de Formação de Lideranças de Enfermagem ocorreu nessa sexta-feira (8/12), na Uniplac, em Lages, com apresentação de trabalhos em grupo e entrega de certificados para os setenta participantes. Promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (ABEn-SC) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC), o curso iniciou dia 1 de setembro e foram realizados nove encontros com oito horas cada um, sempre às sextas-feiras. Entre os assuntos ministrados por professores e profissionais reconhecidos pela liderança na Enfermagem, estiveram a atuação político institucional, gestão, processos de trabalho, lutas políticas, ética, gestão de carreiras e conflitos.

IMG_9362IMG_9453

IMG_9461IMG_9477

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, e a presidente da ABEn-SC, Magada Tessmann, estiveram presentes, assim como a professora doutora Denise Pires, ex-presidente do Coren/SC e que ministrou aulas durante o curso. O coordenador do curso, professor doutor Jorge Lorenzetti, organizou a apresentação de oito trabalhos realizados em grupos e que foram avaliados pelas lideranças presentes.

 

O primeiro estudo apresentado abordou a sobrecarga de trabalho na percepção de enfermeiros que atuam na atenção primária.   Os integrantes fizeram uma revisão bibliográfica sobre o tema e mostrou os desafios, como os que são impostos aos que assumem funções gerenciais e acabam ficando sobrecarregados e afastam-se do cuidado.

Na sequência, o trabalho apresentado foi sobre as dificuldades dos usuários em conhecer os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo foi feito com uma coleta primária de informações por meio de questionários com 46 graduandos onde foram inseridos 22 serviços distintos oferecidos pelo SUS. Constatou-se que muitos serviços são desconhecidos da maioria, como a oxigenioterapia em domicílio e cirurgia de mudança de sexo.

Depois foi a vez do grupo que escolheu o tema “Gestão de Conflitos na Enfermagem”. Os integrantes selecionaram artigos e publicações na internet sobre o assunto, destacando estratégias que podem ser usadas pelos gestores na resolução dos conflitos.

Outro grupo fez um trabalho diversificado com o título “Somos protagonistas! Somos Enfermagem!”. Além de entrevistar 34 usuários e 22 profissionais de Enfermagem em seus locais de atuação, os integrantes fizeram um jogral com a leitura de um poema e apresentaram um vídeo com uma provocação: “Você imagina um mundo sem Enfermagem?”. Na pesquisa eles questionaram sobre o cuidado, sendo que 69% dos usuários avaliaram como ótimo e 31% como bom. Em relação à valorização e reconhecimento da Enfermagem, 83% acreditam que esses profissionais poderiam ser mais valorizados.

O quinto estudo apresentado foi sobre a gestão realizada pelos enfermeiros por meio de uma revisão sistemática da literatura para compreender o assunto. Na análise de resultados, os integrantes mostraram os desafios como educação permanente que não ocorrem de forma sistematizada e falta de planejamento nas ações nos pequenos municípios.

Em seguida, outro grupo abordou a atuação das lideranças em Enfermagem e detectou que o principal problema é a dificuldade na comunicação. Eles aplicaram questionários entre os colegas e levantaram as potencialidades para exercício da liderança.

A Valorização da Enfermagem na Atenção Primária foi o tema do grupo que fez uma pesquisa entre os próprios participantes do curso. Foram 43 questionários que apontaram como principais dificuldades a desunião da categoria e a falta de capacitação. Entre as soluções citadas estão a divulgação da profissão com estratégias de marketing, capacitação e educação em saúde, além de empoderamento de forma individual e coletiva.

Por fim, o último grupo a se apresentar falou da Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) e desenvolveram um modelo de ferramenta a ser utilizada para os registros de Enfermagem. Os integrantes abordaram como esses sistemas auxiliam nas práticas diárias e com isso cresce o interesse dos profissionais por conhecer esses instrumentos.

todos_final

Certificados – Para encerrar oficialmente o curso foi realizada a entrega dos certificados para os participantes que conseguiram a frequência exigida nos encontros.

Confira as fotos:

certificados1 certificados2 certificados3 certificados4 certificados5 certificados6 certificados7 certificados8

IMG_9514 IMG_9517IMG_9520 IMG_9525 IMG_9530