Novos conselheiros do Coren/SC tomam posse em noite de homenagens e celebração

A noite de 12 de dezembro foi especial para a Enfermagem catarinense. Os conselheiros eleitos para renovação do Plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) tomaram posse numa solenidade prestigiada por lideranças e autoridades. O evento ocorreu no Hotel Castelmar, em Florianópolis.

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani abriu a cerimônia destacando as ações realizadas na Gestão 2015/2017. “O significado desta solenidade não se restringe ao fechamento e à abertura de ciclos: representa isso sim a ampliação dos processos de transformação adotados no Coren nos últimos anos, para os quais foram imprescindíveis o talento e a dedicação de dezenas de colegas, conselheiros e colaboradores, nas diversas etapas de cada um dos inúmeros desafios encarados por este Conselho”, disse ela.

Foi apresentado um vídeo com um resumo das ações realizadas nos últimos três anos, destacando o cumprimento das metas estabelecidas pela gestão em quatro eixos: Valorização, Fortalecimento, Comunicação com a sociedade e categoria e Gestão.

COREN_SC_12122017_foto-186

Departamento de Fiscalização e Ética

Durante a solenidade, foram homenageados os conselheiros que estão finalizando a Gestão 2015/2017, os integrantes das Câmaras Técnicas e das Comissões, além dos integrantes de todos os departamentos. Algumas entidades parceiras e lideranças também foram lembradas com placas comemorativas: Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn/SC), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Pública Estadual e Privado (SindSaúde/SC), Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fetessesc/SC), Associação dos Conselhos Profissionais (Ascop/SC), assim como as deputadas Ana Paula Lima e Carmen Zanotto.

Na mesa de autoridades, a presidente do Coren/SC esteve junto com a vice-presidente da ABEn/SC, Jussara Gue Martins, diretor do SindSaúde/SC, Nereu Espezim, assessor parlamentar Jorge Lorenzetti, gerente de Atenção Primária da Prefeitura de Florianópolis, Sandra Regina da Costa, além da presidente do Conselho Estadual de Saúde, Clea Clemente, e a enfermeira Maria Catarina da Rosa da gerência de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde.

Todos eles ressaltaram as parcerias realizadas com o Coren/SC e parabenizaram os integrantes da gestão que sai e desejaram sucesso aos novos conselheiros. “Nossa atuação deve ser constante em prol da visibilidade da Enfermagem, combatendo a precarização e o sub-dimensionamento. Precisamos mostrar a força da categoria que representa mais da metade das equipes de saúde”, disse Jorge Lorenzetti.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde também ressaltou a Enfermagem como importante pilar nas discussões em defesa da saúde pública, indo ao encontro da fala do diretor do SindSaúde/SC que mostrou preocupação com os retrocessos que vem ocorrendo nas políticas públicas.

Por fim, foi realizada a posse dos novos conselheiros, sendo que cada um recebeu um certificado e um pin do Coren/SC com o símbolo da Enfermagem. O novo Plenário já iniciou a gestão com a realização do Planejamento Estratégico, de 12 a 14 de dezembro, durante Seminário Administrativo que está sendo realizado em Florianópolis.

Para encerrar a solenidade, a presidente do Coren/SC enfatizou que há muito o que fazer para prosseguir construindo os alicerces do projeto político profissional que garante condições de trabalho adequado e um cuidado responsável fundamentados na ética, debatendo as políticas de organização e gestão do trabalho em Enfermagem. Para iniciar os trabalhos, ela afirmou que “a entrada desta nova gestão declara sua fidelidade a ampla participação e com ela a certeza de ações transparentes e a garantia de que todos nós seremos nós mesmos e ninguém responderá ou perguntará o que a nós couber”.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO – Clique aqui