Rio do Sul assina Termo de Cooperação com o Coren/SC para uso dos Protocolos de Enfermagem

No dia 12 de abril, a conselheira enfermeira Elizimara Ferreira Siqueira e enfermeira Angela Blatt Ortiga estiveram em Rio do Sul para a primeira etapa de capacitação dos enfermeiros e enfermeiras da cidade sobre o uso dos Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica. Foram realizadas atividades com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, apresentando os detalhes de cada Protocolo e ferramentas de implantação.

A secretária de Saúde do município, Sueli Terezinha de Oliveira, esteve presente para a assinatura do Termo de Cooperação com o Coren/SC. Desta forma, as(os) enfermeiras(os) poderão implantar os instrumentos que constam nos Protocolos.

         

O Programa de Adesão que prevê a assinatura de termos de cooperação entre o Coren/SC e  as prefeituras catarinenses foi lançado na semana passada, dia 5 de abril. Os Protocolos de Enfermagem foram desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e podem ser implantados pelos municípios interessados. São Protocolos que definem os procedimentos da Enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Básica: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares.

Na prática assistencial este conjunto de documentos permitem direcionar o trabalho para um atendimento mais seguro. Os profissionais podem imprimir os protocolos, mas o Coren/SC já colocou também em formato de e-Book (livro virtual), pois são atualizados permanentemente.