Segunda etapa do IV Congresso Nacional do Parto Humanizado realizada em Criciúma

A segunda etapa regional do IV Congresso Nacional do Parto Humanizado foi realizada no dia 12 de junho, na Unesc, em Criciúma. O Congresso é aberto para profissionais de saúde, doulas, gestores públicos e simpatizantes, envolvidos na humanização do parto e do nascimento. Nesta etapa, a conselheira do Coren/SC, Ioná Vieira Bez Birolo, representou a instituição.

O evento teve a conferência “Políticas Públicas para a Humanização do Parto e do Nascimento: história, desafios e perspectivas” e discussão em grupo sobre “O modelo de atenção obstétrica e neonatal integral baseado nos direitos e nas evidências científicas, desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS) e atenção privada: o papel de cada nível de atenção da rede”.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado começou por Blumenau, no dia 7, e depois de Criciúma ainda vai ser realizado em Joinville, dia 20, Chapecó, dia 27, Florianópolis, dia 28 e Lages, dia 03 de julho. Em todas as seis etapas regionais, ocorre em paralelo o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto, com exposições de fotógrafos da humanização do parto e do nascimento.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado e o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto são proposições da deputada Ana Paula Lima (PT) e estão sendo realizados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).