Último encontro do ano sobre Desafios da Enfermagem na Atenção Primária ocorreu em Chapecó

O quarto e último encontro sobre os “Desafios da Enfermagem na Atenção Primária” ocorreu nesta terça-feira (11/12) no campus da Unochapecó, em Chapecó. O evento promovido pelo Coren/SC com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu 107 participantes, em sua maioria enfermeiras(os) que atuam na área nos municípios da região Oeste.

Na abertura do evento, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, destacou a importância de debater as atividades das(os) enfermeiras(os) nas unidades básicas e o que é privativo da profissão. Na mesa estavam também a conselheira do Coren/SC Ediane Bergamin, a coordenadora da gerência de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na região, Otília Cristina Coelho Rodrigues e a coordenadora do curso de Enfermagem da Unochapecó, Karen Cristina Kades Andrigue.

Durante a manhã ocorreram palestras e depois, em grupos, os profissionais debateram propostas para servir de encaminhamentos às conferências municipais de saúde. Os trabalhos iniciaram com uma explanação da representante da SES sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e o que vem mudando, além de mostrar algumas das funções do Estado e dos municípios. Em seguida, foi iniciada uma Mesa Redonda com a participação da presidente do Coren/SC, abrindo para o debate com os presentes ao final da apresentação.

Foram abordadas informações importantes sobre a legislação atual, as portarias que vem alterando a atuação dos agentes comunitários de saúde e que compõem as equipes de Estratégia de Saúde da Família, assim como os participantes puderam expor os desafios e situações que ocorrem no dia a dia. 

A presidente do Coren/SC ressaltou a relevância do planejamento e organização dos serviços de Enfermagem, que deve ser feita pelas(os) enfermeiras(os). “Temos que ter o papel de protagonista na equipe, pois pela nossa lei do exercício temos autonomia e podemos realizar a consulta de Enfermagem que promove a resolutividade tão almejada na Atenção Primária”, disse Helga.

No período da tarde, os participantes dividiram-se em grupos e organizaram algumas propostas para melhorar ou solucionar estes desafios apresentados. No fim da tarde todos os grupos juntos leram e defenderam suas ideias, sendo consolidadas para fazer parte de um documento único com as propostas dos quatro encontros realizados no Estado. Todas as propostas serão encaminhadas às Conferências Municipais de Saúde.