Cofen lança diretrizes para elaboração de protocolos na Atenção Básica

Oficina organizada pela Comissão de Práticas Avançadas (CPAE) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB), reuniu especialistas de diferentes regiões brasileiras para discutir a implementação das Diretrizes para elaboração de protocolos de Enfermagem na atenção primária à saúde pelos Conselhos Regionais, lançadas pela CPAE/Cofen. O encontro iniciou na quinta-feira (28) e termina hoje (29), na Faculdade de Ciências da Saúde, na UnB. A conselheira do Coren/SC Elizimara Ferreira Siqueira está presente na Oficina.

A oficina orienta os apoiadores, conforme suas realidades locais, sobre as implementações dos protocolos de Enfermagem. Respaldada em portarias do Ministério da Saúde,  a adoção de protocolos promove mais segurança aos pacientes, implementando boas práticas e reduzindo a variabilidade do cuidado. Amplia, ainda, o acesso e a resolutividade na Atenção Básica, normatizando procedimentos que podem ser realizados pela equipe multidisciplinar.

Carlos Leonardo Figueiredo, integrante da CPAE , destaca que estas diretrizes são importantes contribuições para que os secretários estaduais e municipais de saúde criem protocolos para atuação dos enfermeiros na Atenção Básica. “A implementação deste projeto visa uma enfermagem forte, empoderada profissionalmente, valorizada socialmente, com reconhecimento de sua competência técnica e com regulação profissional”, destacou.

Os protocolos em Enfermagem são uma descrição da assistência que foi prestada ao usuário, que irá conter a especificação sobre o que, quem e como se faz algo, que servirá como orientação para os profissionais de que conduta seguir.

Acesse a íntegra do documento

Fonte: Ascom – Cofen