Lages sedia terceiro Encontro da Semana de Enfermagem 2019 do Cofen e Coren/SC

Mais de 120 profissionais e estudantes de Enfermagem participaram em Lages do terceiro Encontro da Semana de Enfermagem 2019 realizado pelo Cofen e Coren/SC. O evento ocorreu no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) com o tema “Enfermagem: uma voz para liderar. Saúde para todos”.  A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, fez a abertura que teve a presença de autoridades como a secretária municipal de Saúde de Lages, Odila Waldrich, a coordenadora do curso de Enfermagem da Uniplac, Andrea Cristine Borges, a conselheira do Coren/SC na região, Rosângela Borges, e as enfermeiras fiscais da subseção de Lages, Giana Poetini e Lilian Heinzen.

Com o objetivo de qualificar e oferecer novas informações da profissão, estes encontros ocorrem todo mês de maio, contemplando todas as regiões do Estado. “Queremos estar perto dos profissionais, por isso sempre optamos em regionalizar a Semana de Enfermagem e levar palestras e oficinas sobre os temas mais atuais aos profissionais e estudantes”, disse a presidente Helga Bresciani.

Ao destacar a necessidade de dar visibilidade ao que a categoria faz e qual a importância de quem responde por mais de 50% das equipes de saúde, a presidente do Coren/SC citou também a campanha Nursing Now, lançada no Brasil em abril pelo Cofen em conjunto com representantes dos promotores – OMS e OPAS. “Precisamos continuamente promover o diálogo e falar dos desafios da profissão, assim como debater questões éticas que surgem na prática diária da assistência ou gestão em Enfermagem, mas precisamos ressaltar a importância do registro das nossas atividades e da difusão das mesmas para a sociedade”, concluiu.

Ainda na parte da manhã ocorreu um Julgamento Simulado de Processo Ético com participação de pessoas da plateia, junto com as enfermeiras fiscais e conselheiras. Foram apresentadas todas as fases de um processo ético, desde a admissibilidade, passando pela instrução e finalizando com o julgamento em si. Durante a demonstração, todos puderam tirar dúvidas e entender como funciona. “Foi muito interessante ver na prática como são os processos éticos, pois isso defende os profissionais e a sociedade do exercício ilegal da Enfermagem”, disse uma estudante que preferiu não se identificar.

Durante a tarde os participantes dividiram-se em dois grupos para acompanharem as oficinas. A Oficina 1 foi sobre “Segurança do Paciente Sem Romantismos”, ministrado pela presidente Helga Bresciani, que abordou os desafios e exemplos de soluções para os casos de erros mais comuns na assistência à saúde, assim como boas práticas para garantir a qualidade do atendimento.

A Oficina 2 foi sobre “Dilemas Éticos no Cotidiano dos Serviços de Saúde” com a enfermeira fiscal Giana Poetini, integrante da Comissão de Ética do Coren/SC. Os temas foram repassados com atividades dinâmicas e debates entre os presentes.