Presidente do Coren/SC faz palestra na 80ª Semana Brasileira de Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFSC

Nos dias 16 e 17 de maio, o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu ações dentro da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem promovida pela ABEn, cujo tema central deste ano é “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”.

Na ocasião da abertura da Semana, a conselheira do Coren/SC Dra. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos esteve representando o conselho junto com a professora Dra. Soraia Dornelles, presidente do Seminário, professora Dra. Lúcia Nazareth Amante, representando a Chefia do Departamento de Enfermagem da UFSC e professora Drª.Rosani Machado, sub coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem da UFSC.

Em sua fala, Evangelia  ressaltou a Programação das Comemorações da Semana de Enfermagem de 2019 do Departamento de Enfermagem da UFSC, tem como foco o tema: “Reabilitação”, onde serão discutidos nestes dois dias aspectos importantes relacionados a este tema, incluindo três mesas redondas sobre os desafios e potencialidades para o reconhecimento da Enfermagem de reabilitação em Santa Catarina, o reconhecimento do Coren/SC e ABEn acerca da Enfermagem de reabilitação  e Multiprofissionalidade e transdisciplinaridade no contexto da reabilitação, e várias palestras sobre cuidados de Enfermagem de reabilitação em diferentes situações e também trazendo diferentes olhares – Enfermagem, Medicina, Pedagogia, Assistente Social, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Por último ressaltou o tema adotado pelo Sistema Cofen/Corens: “Enfermagem: uma voz para liderar. Saúde para todos”, pela valorização da Enfermagem, destacando que o tema segue a proposta da campanha Nursing Now, iniciativa da Organização Mundial da Saúde e do Conselho Internacional de Enfermeiros que visa capacitar os profissionais para assumir o papel central no enfrentamento dos desafios da saúde do século XXI.

Seguindo a programação, no mesmo dia, às 16h30, a presidente do Coren/SC Helga Bresciani esteve em uma mesa redonda com o tema: Reconhecimento do Coren/SC e Aben acerca da Enfermagem de Reabilitação junto com a enfermeira Luciana Schroeder da CER/FURB e a Professora Drª Adriana Dutra Troll. Helga abordou as resoluções sobre o tema, das inovações nesta área e como as entidades representativas podem atuar para valorizar ainda mais a profissão dentro das equipes multidisciplinares.

Fonte: Ascom – Coren/SC