Coren/SC presente ao 28º Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem

O curso de Enfermagem da Unoesc em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina (ABEn/SC) promoveu dias 6 e 7 dejunho, no auditório Jurídico, o 28º Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem. O evento contou com a presença de acadêmicos, professores, profissionais da área e do reitor da universidade, professor Aristides Cimadon. A conselheira secretária do Coren/SC, Daniella Farinella Jora, esteve presente e representou a instituição.

De acordo com a presidente da ABEn /SC, Mágada Tessmann, o fórum ocorre a cada dois anos, e tem por objetivo discutir questões científicas afetas ao ensino de enfermagem tanto ao nível técnico como na graduação e na pós-graduação.

O evento debateu as diretrizes nacionais da educação da Enfermagem, abordando as características essenciais para que as escolas ofereçam uma educação de qualidade com cenários de práticas, campos de estágios, estabelecendo relação entre a teoria e a prática. As dificuldades existentes no ensino presencial e como essas podem se agravar no ensino a distância, também foi tema de discussão.

— O Fórum é muito importante para a partilha e aprendizado tanto para o acadêmico quanto para o profissional, que pode atualizar-se e debater sobre questões fundamentais do momento — ponderou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Márcia Restelatto.

A programação contou ainda, com oficinas de sistematização da assistência, de gerontologia, da história da enfermagem, de saúde mental e oficina de atenção primária à saúde. Também houve uma mesa de discussão onde foi debatido a relação entre os cenários de práticas e o ensino.

— Ao final do fórum foi elaborada uma carta sobre tudo o que foi discutido no evento, e direcionada à Associação Brasileira de Enfermagem Nacional, para que possa dar os devidos encaminhamentos às demandas apontadas — finalizou a presidente da ABEn/SC.