Blumenau e Joinville encerraram o ciclo de eventos da Semana de Enfermagem 2019

As cidades de Blumenau e Joinville sediaram o sexto e o sétimo encontro da Semana de Enfermagem 2019 promovida pelo Coren/SC e com apoio do Cofen. No dia 12 de junho, no campus da FURB, mais de 90 profissionais e estudantes de Enfermagem de Blumenau e cidades da região estiveram presentes no evento que iniciou com uma Conferência da presidente do Coren/SC, , Helga Regina Bresciani, com o tema “Enfermagem: uma voz para liderar. Saúde para todos”. Os conselheiros do Coren/SC Jerry Schmitz e Laís Concellos, assim como a coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Maria do Carmo Vicensi, e os enfermeiros fiscais Daniel Ghizoni e Francine Evaldt participaram do encontro.

A presidente Helga Bresciani ressaltou o protagonismo da Enfermagem nas equipes de saúde, abordou os processos de trabalho em saúde e falou da importância dos profissionais estarem em contínuo process de educação e qualificação.  Ela alertou ainda sobre o uso de novas tecnologias mas aliado à manutenção da essência do cuidado e trouxe números da presença de profissionais de Enfermagem em Santa Catarina e no Brasil. “A falta de profissionais de Enfermagem é um desafio em vários países e foi uma das motivações da campanha Nursing Now lançada na Inglaterra e hoje presente em mais de 60 países incluindo o Brasil. A campanha vai dar visibilidade às práticas na assistência e assim difundir o valor da Enfermagem”, disse.

Ainda na parte da manhã ocorreu um Julgamento Simulado de Processo Ético com participação de pessoas da plateia e conselheiros, que encenaram os papéis de denunciados e advogados. Foram apresentadas todas as fases de um processo ético, desde a admissibilidade, passando pela instrução e finalizando com o julgamento em si. Durante a demonstração, todos puderam tirar dúvidas e entender como funciona todos os procedimentos, que somando os prazos de recursos, oitivas e pareceres pode chegar a 280 dias até ser finalizado.

Durante a tarde os participantes dividiram-se em dois grupos para acompanharem as oficinas. A Oficina 1 foi sobre “Segurança do Paciente Sem Romantismos”, ministrada pela conselheira Laís Concellos. A Oficina 2 foi sobre “Dilemas Éticos no Cotidiano dos Serviços de Saúde” com a enfermeira Maria do Carmo Vicensi, coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC e a enfermeira Luciana Galvão Paes da Rosa, integrante da Comissão. Os temas foram repassados com discussão de casos e debates entre os presentes.

                                                                            

 

Em Joinville, dia 13 de junho, no auditório do Senac, estiveram participando do encontro 163 profissionais e estudantes de Enfermagem. Com a programação parecida com a de Blumenau, o evento teve a presença da diretora do Senac Joinville, Vanessa de Oliveira Mendes Baldo, dos enfermeiros fiscais Charles de Souza e Deyse Bertotti. A presidente Helga Bresciani fez a abertura e, na conferência com o tema da Semana de Enfermagem 2019, ela lembrou como os profissionais de Enfermagem devem manter uma busca permanente pela qualificação e ainda precisam demonstrar este conhecimento. “É importante registrar os processos e dar visibilidade a tudo que fazemos”, afirmou. Ao citar a campanha Nursing Now, foi apresentado um vídeo que resume a iniciativa e pede a participação de todos inserindo suas boas práticas no site www.nursingnowbr.com.

Na sequência ocorreu o Julgamento Simulado de Processo Ético com a apresentação de um caso real, mas ocorrido em outro estado brasileiro. As pessoas da plateia participaram e seguiram um roteiro para entender como funciona todo este processo, desde a denúncia apresentada ao Coren/SC, acatada ou não, até a instrução e finalizando com o julgamento em si. Tanto os que encenaram papéis na atividade, quanto os demais participantes, todos puderam tirar dúvidas e debater um pouco sobre este rito que funciona como uma defesa da sociedade e ao mesmo tempo valoriza a Enfermagem como profissão que cuida da prática e atua em prol de uma assistência segura e de qualidade.

As Oficinas ocorreram à tarde, sendo que a conselheira Laís Concellos mais uma vez colaborou com o tema “Segurança do Paciente Sem Romantismos” e a outra oficina sobre “Dilemas Éticos no Cotidiano dos Serviços de Saúde” foi realizada com as enfermeiras Maria do Carmo Vicensi e Michele de Souza Andrade, integrante da Comissão de Ética do Coren/SC. Foi um dia produtivo, cheio de conteúdo relevante para os profissionais e estudantes, permitindo ainda uma troca de experiências e vivências.

O ciclo de eventos da Semana de Enfermagem 2019 encerrou na maior cidade do Estado. Foram sete encontros realizados nas cidades onde o Coren/SC possui subseção, permitindo uma aproximação com todas as regiões e facilitando o acesso dos participantes. Ao todo, foram mais de mil profissionais e estudantes discutindo a Enfermagem em todo o Estado.