I Campanha de Contaminação Zero no Hospital Florianópolis

Segurança do Paciente são todos os estudos e práticas para a diminuição ou eliminação de riscos na assistência em saúde que podem causar danos ao paciente, envolvendo ações promovidas pelas instituições de saúde e ensino para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

 A celebração do “Abril pela Segurança do Paciente”,  possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a prática da segurança do paciente, profissionais e ambientes de assistência à saúde.  As iniciativas visam contribuir para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da atenção prestada nos serviços de saúde.

 Dessa forma, o Núcleo de Segurança do Paciente e o Núcleo de Segurança do Trabalho (SESMT) do Hospital Florianópolis, criaram a “I Campanha Contaminação Zero”, onde durante um mês foram realizadas inspeções surpresas verificando a adesão da Norma Regulamentadora 32 – NR32 pelos colaboradores, em todos os setores do Hospital no mesmo dia e horário, para conseguir através dessa paralisação conjunta, sensibilizar todas as equipes sobre essas práticas tão importantes. 

 No final da Campanha a equipe que recebeu menos pontos negativos, foi presenteada com um delicioso café da manhã e sorteio de oxímetros e estetoscópios.

 A “I Campanha Contaminação Zero” do Hospital Florianópolis trouxe a importância da NR32 tanto para os colaboradores quanto para os pacientes, pois trata-se de um conjunto de normas e procedimentos padrões que visa a prevenção dos riscos inerentes às atividades exercidas nos serviços de saúde, bem como aos respectivos locais de trabalho, reforçando e aumentando a adesão a estas práticas. Embora o seu objetivo primário seja erradicar ou reduzir as chances de um colaborador contrair alguma doença, suas aplicações estendem-se à proteção do restante da população, pacientes e meio ambiente. Promovendo a prevenção e proteção da saúde dos trabalhadores de clínicas, hospitais, laboratórios e outros serviços de saúde, e minimizando os riscos na prestação de serviços, evitando a contaminação de pacientes e casos de infecção hospitalar, garantindo a Segurança do Paciente, como  ocorreu durante o mês da campanha, estendendo-se diariamente aqui no Hospital Florianópolis.