2ª Conferência de Enfermagem inicia com primeira etapa regional em Criciúma

No próximo dia 5 de novembro, em Criciúma, o Coren/SC  inicia com apoio do Cofen a 2ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina. Serão oito etapas regionais para levantar as propostas e ideias vindas dos profissionais para fortalecer e valorizar a Enfermagem.Três serão realizadas ainda em 2019 e outras cinco em 2020, assim como a Etapa Estadual, ainda no primeiro semestre, na Capital.

O tema desta edição será “Dilemas do Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem”, tendo como eixos de discussão, além do próprio Dimensionamento, os Desafios da Enfermagem para com a Qualidade da Assistência; A Formação da Enfermagem; Papel Social da Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem; e o Compromisso Ético da Enfermagem. Cada etapa terá uma palestra de abertura e depois os participantes dividem-se em grupos para debater cada eixo, incluindo também os eixos transversais  que são: Relações   Interpessoais; Doenças Ocupacionais e Riscos Psicossociais; e Valorização do Profissional de Enfermagem.

Esta será a segunda vez que a Enfermagem terá um espaço coletivo para debater a profissão de forma mais aprofundada e sistemática. Em cada etapa os profissionais serão ouvidos e terão oportunidade de formular propostas que servirão de base para a Etapa Estadual, em Florianópolis, a ser realizada no primeiro semestre de 2020.

PARTICIPE NA SUA REGIÃO – Os primeiros eventos ocorrerão em Criciúma (5/11), Lages (19/11) e Joaçaba (20/11). No ano que vem as etapas continuam em São Miguel do Oeste, Chapecó, Florianópolis, Blumenau e Joinville em datas a serem confirmadas e divulgadas em todos os canais do Coren/SC.

Confira os locais em 2019 e participe na sua região:

Criciúma – 5/11 – Local: AM Master Hall (Rod. Antônio Just, s/n – Bairro Universitário)

Lages – 19/11 – Local: Uniplac – Anfiteatro 1/Bloco 1 – (Av. Mal. Castelo Branco, 170 – Universitário)

Joaçaba – 20/11 – Local: Unoesc Campus 1 – Auditório Jurídico / Bloco 5  (Rua Getúlio Vargas, 2125 – Bairro Flor da Serra)

INSCRIÇÕES – Clique aqui e preencha o formulário de inscrição

RESULTADOS  – Na 1ª Conferência de Enfermagem, em 2016, os profissionais apresentaram mais de 300 propostas que foram aprovadas na Etapa Estadual realizada em novembro, em Florianópolis. O material foi compilado, fez parte do Planejamento Estratégico da Gestão do Coren/SC. Além disso, as que dependiam de outras instâncias foram entregues pessoalmente pela presidente do Coren/SC às entidades representativas, como Cofen e ABEn, e ao Poder Legislativo no caso de projetos de lei.

Um dos resultados concretos foram as apresentações de Projetos de Lei para melhoria das condições de trabalho, como a Lei do Repouso e Área de Convivência que foi aprovada em 2018 depois de um trajeto longo dentro da Assembleia Legislativa. Outro destaque foi a produção e veiculação de um vídeo de valorização do trabalho da Enfermagem feito pelo Coren/SC em 2018, além da aprovação pelo Cofen neste ano da anuidade única para duas categorias de profissionais.

Muitas outras propostas foram virando ações, como a discussão mais aprofundada  de temas como Segurança do Paciente, Atenção Primária e a busca de soluções para melhorias nos ambientes de trabalho.

Os Anais do evento trazem todos os documentos relacionados às discussões.  A publicação pode ser usada como referência bibliográfica e traz o Regimento, o Regulamento e o Documento Orientador que serviu de base para os grupos formularem as propostas que integra a Plataforma de Prioridades de Enfermagem.

A Plataforma é uma compilação dos encaminhamentos aprovados na plenária final do evento e tais propostas estão sendo repassadas às entidades representativas da Enfermagem e demais órgãos ou instituições que tenham a ver com as sugestões.

CLIQUE AQUI para ter acesso aos Anais da 1ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina