Participantes da Semana de Enfermagem 2019 revelam fortalecimento da categoria

A Semana de Enfermagem 2019 promovida pelo Coren/SC, com apoio do Cofen, teve sete encontros regionais com o tema “Enfermagem: uma voz para liderar. Saúde para todos”.  Além do 7º Encontro de Responsáveis Técnicos realizado em todas as regiões do Estado, os conselheiros e enfermeiros fiscais do Coren/SC participaram de mais de setenta eventos como palestrantes e debatedores para difundir e valorizar o trabalho da Enfermagem. Foram 4.619 participantes em todas estas atividades alusivas à Semana de Enfermagem.

Nos eventos do Coren/SC, era realizada uma Conferência da presidente do Coren/SC, , Helga Regina Bresciani, sobre protagonismo da Enfermagem nas equipes de saúde, os processos de trabalho em saúde e a importância dos profissionais estarem em contínuo processo de educação e qualificação. Em seguida ocorria um Julgamento Simulado de Processo Ético com participação de pessoas da plateia e conselheiros, que encenaram os papéis de denunciados e advogados. Foram apresentadas todas as fases de um processo ético, desde a admissibilidade, passando pela instrução e finalizando com o julgamento em si. Durante a demonstração, todos podiam tirar dúvidas e entender como funciona todos os procedimentos, que somando os prazos de recursos, oitivas e pareceres pode chegar a 280 dias até ser finalizado.

Durante a tarde os participantes dividiam-se em dois grupos para acompanharem as oficinas. A Oficina 1 era sobre “Segurança do Paciente Sem Romantismos” e a Oficina 2 sobre “Dilemas Éticos no Cotidiano dos Serviços de Saúde” sempre com a participação de integrantes da Comissão de Ética do Coren/SC.