Presidente do Coren/SC fez palestra no 1°Encontro de Gestores de ILPI de Santa Catarina

Nesta segunda-feira (14/10), em Florianópolis,  a presidente do Coren/SC Helga Regina Bresciani foi palestrante na Mesa Redonda que encerra o evento. O tema foi “A importância de ter sua ILPI regularizada, exigências e soluções” e teve também como palestrante o promotor de Justiça Daniel Paladino. A presidente mostrou dados do cenário em Santa Catarina, abordou a legislação e o dimensionamento das equipes de Enfermagem nestas instituições.

No quesito fiscalização, vale destacar a parceria firmada em 2011 com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina – 30 ª Promotoria de Justiça da Capital, Conselho Municipal do Idoso e outros Conselhos Profissionais para inspeção conjunta às ILPIs. De 2011 até o momento, o Coren/SC enumera como positiva a contratação de mais profissionais de Enfermagem, ampliando o número de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem nas ILPIs em Florianópolis e consequentemente aprimorando a qualidade da assistência prestada.

O evento abordou temas como a legislação  para o funcionamento das casas, além de responsabilidades, direitos, obrigações e atribuições e requisitos para alvarás. Também foram abordados temas como comunicação e acessibilidade.

Saiba mais – As Instituições de Longa Permanência para Idosos são instituições governamentais ou não governamentais com caráter residencial. Elas são destinadas para o domicílio de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condições de liberdade, dignidade e cidadania.