Conselheira do Coren/SC levou resultados do DesignThon para lideranças do Hub de Saúde em Chapecó

Na noite desta segunda-feira (28/10), a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) organizou uma roda de conversa reunindo representantes de universidades, entidades e empresas chamado Hub Saúde Chapecó. O tema escolhido neste ano foi: ‘Segurança do paciente – Erros de medicação, como é possível diminuir os incidentes de forma colaborativa?’.  

O evento teve mais de 140 inscritos entre estudantes e profissionais da área.

A conselheira secretária do Coren/SC, enfermeira Daniella Farinella Jora, foi a palestrante da noite e trouxe relatos do DesignThon que ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro em Florianópolis. Ela afirma que compartilhar o que foi feito na capital do estado, ofereceu uma rica troca de experiências e de conhecimento.

“A ideia da roda de conversa foi trazer o que já foi discutido pelo Hub em Florianópolis, para o Oeste, para que os profissionais da saúde, enfermeiros, médicos, farmacêuticos, psicólogos, pudessem interagir e pensar em soluções para melhorar o atendimento aos pacientes”, afirma.

Além da reunião, durante o dia foi realizada uma atividade junto ao Corpo de Bombeiros, com o planejamento do Centro de Simulação Realística. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unochapecó e integrante do Hub Saúde, professora Karen Andrigue, a discussão é totalmente atual porque busca prevenir os erros que possam expor o paciente, como quedas, trocas de medicação e riscos de infecção. “Nesse momento o foco foi multiprofissional e o nosso objetivo é sensibilizar todas as áreas quanto ao cuidado com o paciente. Tivemos profissionais e estudantes engajados nas atividade”, finaliza.

Desde janeiro, o grupo realizou encontros e promoveu ações com gestores, auditores, enfermeiros, médicos e psicólogos, para que desse contato pudesse surgir novas ideias.