NOTA DE APOIO AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E DE SAÚDE


A violência contra profissionais de saúde tem se tornado uma questão preocupante em nível mundial. Uma pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) realizada com 20 mil profissionais de saúde de países latino-americanos em 2015 revela que 66,7% dos entrevistados sofreram algum tipo de agressão no local de trabalho.

No Brasil, a Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil lançada em 2013 pelo Cofen e Fiocruz mostrou dados preocupantes, pois a percepção que a equipe tem quanto à população usuária (seus pacientes) é de desrespeito. Menos da metade (47,2%) afirma receber tratamento cordial e respeitoso daqueles que são atendidos por eles. Reforça ainda mais uma percepção negativa quando 37,6% indicam que somente “às vezes” e 4,9% declaram não receber tratamento cordial e respeitoso, o que significa que 42,5% não se sentem bem tratados e respeitados pelos pacientes e/ou familiares, usuários do Sistema de Saúde.

A Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil atesta ainda que somente 29%, ou seja, menos de 1/3 da equipe afirma sentir-se segura, contra 21,8% que se sentem “às vezes” e 40,1% que não se sentem protegidos. Relatos e denúncias são recorrentes descrevendo situações em que Médicas (os), Psicólogas (os), Fisioterapeutas, Farmacêuticas (os), Assistentes Sociais, Enfermeiras (os) e toda a equipe de Enfermagem que são as (os) profissionais da linha de frente do atendimento, são frequentemente agredidos física e verbalmente, tendo que recorrer, muitas vezes, à ajuda policial.

Grande parte dos casos decorre da demora no atendimento, falta de equipamentos ou medicamentos. Ou seja, os profissionais de saúde que estão na ponta, realizando o atendimento e dando assistência à população são os que sofrem com a violência por parte da população, quando as causas que precisam ser combatidas estão diretamente ligadas ao subfinanciamento e à gestão do Setor Saúde.

Por isso, o Coren/SC vem a público APOIAR os profissionais de todas as áreas da saúde que estão nos hospitais, sejam públicos ou privados, clínicas, Serviços de Urgências/ Emergências  e Unidades Básicas de Saúde cumprindo com suas obrigações e muitas vezes, eles mesmos, sem condições dignas de trabalho. Já foram realizadas audiências públicas e sessões de desagravo em casos de denúncias que chegam ao Conselho. No entanto, esta situação é inadmissível no ambiente de saúde, requerendo das autoridades públicas medidas protetoras e inibidoras destas situações para com a equipe de saúde. No ano em que a Organização Mundial de Saúde – OMS, lança a campanha Nursing Now pela valorização do trabalho da Enfermagem queremos afirmar nosso compromisso com a sociedade e exigir respeito ao trabalho na área da Saúde.

 

Plenário do Coren/SC

Gestão Participação 2018/2020