Coren/SC fez lançamento do Nursing Now Brasil em Santa Catarina com evento na UFSC

Com o auditório do Centro de Ciências de Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lotado, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) lançou oficialmente no Estado a campanha Nursing Now Brasil. Cerca de 230 participantes, entre profissionais e estudantes de Enfermagem, estiveram reunidos. O evento contou com a presença da enfermeira Cláudia Laselva, diretora de Operações, Enfermagem e Experiência do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein e membro do Board Internacional do Nursing Now e do grupo do trabalho do Conselho Federal de Enfermagem. Ela fez uma palestra e destacou a importância de cada profissional para ajudar a cumprir as metas mundiais da campanha. Na mesma oportunidade, o Coren/SC fez a apresentação do Programa de Educação Permanente.

Estiveram prestigiando o evento e participaram da mesa de abertura o secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Celso Espada, a presidente da Diretoria Provisória da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Santa Catarina (ABEn/SC), Angela Alvarez, a coordenadora do curso de Enfermagem da UFSC, Felipa Amadigi, e a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani. Todos engrandeceram o papel da Enfermagem no atendimento à população e falaram da importância da profissão nas equipes de saúde. “O diferencial da resolutividade nas Unidades Básicas de Saúde em Florianópolis é a Enfermagem. Realizamos dois milhões de procedimentos por ano e isso só é possível graças às consultas de Enfermagem e todas as atividades realizadas pela categoria”, enfatizou o secretário de Saúde de Florianópolis.

A presidente Helga Regina Bresciani, ressaltou os valores da Enfermagem catarinense em nome de alguns profissionais presentes ao evento, como a conselheira Evangelia Kotzias Atherino dos Santos que receberá na próxima semana a comenda Zilda Arns no Senado Federal pelo trabalho com os hospitais Amigos da Criança, assim como a conselheira Elizimara Siqueira Ferreira que desenvolveu junto com a equipe  da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis os Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária e hoje difunde por todo o Estado e o professor Gelson Albuquerque, assessor de Assuntos Institucionais da UFSC e que já foi conselheiro federal do Cofen. Ela também citou as professoras Angela Alvarez, que já foi presidente da ABEn Nacional, Vera Radünz que é decana na UFSC e exemplo na área de pesquisa e extensão, e ainda destacou o trabalho dos conselheiros do Coren/SC e de toda a equipe de empregados e colaboradores que atua em prol da valorização da Enfermagem.

Palestra – A enfermeira Cláudia Laselva iniciou sua fala apresentando os princípios de todo o movimento denominado Nursing Now iniciado em 2018 e que vai até 2020, ano que já é considerado o ano da Enfermagem, quando será comemorado o bicentenário de Florence Nightingale. Neste período, o objetivo é aumentar a influência da Enfermagem e maximizar suas contribuições para garantir o acesso à saúde em todos os lugares. Ela mostrou exemplos e possibilidades da campanha para fortalecer a Enfermagem criando líderes e destacando experiências exitosas.

“Queremos consolidar as políticas públicas existentes e uma das metas é investir no fortalecimento da educação e desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem com foco na liderança”, explicou. Para isso, as estratégias incluem formar mais enfermeiros em mestrado profissional, priorizar a formação do profissional de Enfermagem na modalidade presencial e investir na formação técnica articulada com a liderança.

Desafio Nightingale – Cláudia apresentou ainda o Desafio Nightingale ou Nightingale Challenge, projeto que incentiva o treinamento e formação de lideranças em Enfermagem. Este é um dos projetos do Nursing Now, que estimula empregadores da saúde em todo o mundo a garantirem oportunidades de treinamento e formação de liderança para jovens profissionais de Enfermagem. A meta da campanha Nursing Now é beneficiar 20 mil enfermeiros até o final de 2020, com envolvimento de pelo menos mil organizações no mundo.

O Hospital Albert Einstein assumiu o Desafio e está participando do projeto. A palestrante contou que muitas pessoas perguntam como fazer algo dentro da campanha e que ela responde que depende de cada um de nós. “Cada um pode se reunir e pensar em propostas para qualificar a Enfermagem, empoderar mais os profissionais e melhorar o atendimento de saúde”, afirmou Claudia Laselva.

Mapa de Inovações – Como uma forma de dar visibilidade às iniciativas inovadoras e exitosas pelo Brasil e, através delas, fortalecer a Enfermagem, a campanha Nursing Now também possui o Mapa de Inovações. A importância das inscrições e iniciativas no Mapa da Inovação é para que em 2020 seja dada visibilidade a essas experiências exitosas e traçadas estratégias de fortalecimento por áreas de atuação. “No próximo ano espero ver muitos exemplos de Santa Catarina neste Mapa e muitos projetos sendo enviados ao Board Internacional Nursing Now”, concluiu ela para o público presente.

Programa de Educação Permanente – Na sequência, a assessora de Gestão de Pessoas do Coren/SC, psicóloga Kátia Passos, fez a apresentação do Programa de Educação Permanente que foi criado para organizar as atividades de capacitação, orientação e educação oferecidas pelo Conselho. Ela coordena a Comissão da área e mostrou como funciona a solicitação de cursos, palestras e treinamentos,, sendo realizado pelo site onde estão todos os projetos e ações desenvolvidas e como os interessados podem participar. A Comissão de Educação Permanente é formada ainda pela administradora do Coren/SC, Aline Aguiar, pela chefe de Gabinete Arlene Pagani e pela assessora de Atendimento ao Profissional Karla Barzan.