Enfermeira Cláudia Laselva faz um balanço da campanha Nursing Now Brasil

Os números são animadores. Mais de 500 projetos e ações estão sendo avaliados e sendo replicados pelo país. Quem conta mais é a Enfermeira Cláudia Laselva, que é Diretora de Operações, Enfermagem e Experiência do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein e integra o Board Internacional da Campanha Nursing Now e o Grupo de Trabalho do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ela esteve em dezembro em Florianópolis a convite do Coren/SC para o lançamento da campanha em Santa Catarina.

1 – O que é importante dizer para os profissionais de Enfermagem sobre o Nursing Now?

O Nursing Now é uma campanha que teve início em 2018 e deve durar até 2020, ano muito importante para Enfermagem pois é bicentenário da Florence Nightingale, e que já foi declarado pela OMS, como ano da enfermeira e da parteira, então vamos ter muito o que comemorar.

A campanha foi proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Burdett Trust For Nursing, além do Conselho Internacional de Enfermagem, e é uma campanha que tem o objetivo de valorizar a Enfermagem, de incentivar que mundialmente as instituições, os governos possam auxiliar no desenvolvimento, na capacitação, no aprimoramento da Enfermagem. Porque assim como foi demonstrado do Relatório feito pelo Grupo Parlamentar Multipartidário para a Saúde Mundial, a Enfermagem é especialmente uma das profissões que pode contribuir de maneira importante para a evolução da saúde em todo o planeta e igualmente elevar as economias, à medida que consegue melhorar a saúde da população.

2 – Qual a importância dos profissionais participarem e mostrarem suas práticas?

Então, essa campanha tem uma importância ímpar no sentido de promover a valorização, a capacitação e o reconhecimento da Enfermagem, e para que a Enfermagem possa estar cada vez mais empoderada ocupando posições chaves no cenário da saúde e contribuir verdadeiramente para melhoria da saúde da população. Por isso cada profissional pode entrar no site, cadastrar suas práticas e experiências e isso ajuda na visibilidade da profissão em todas as instâncias.

3 – A campanha foi lançada no Brasil em abril de 2019, o que a gente pode mensurar de coisas boas, de resultados?

Nós já temos mundialmente a adesão de mais de cem países à campanha. O Cofen abraçou esta ação no Brasil, organizou um grupo de trabalho do Cofen coordenado pela professora Isabel Mendes, e do qual eu faço parte, que procura desenvolver e apoiar ações  para o Nursing Now. Então nós temos já aberto o recebimento de projetos onde já se inscreveram 500 ações que estamos avaliando, dando feedback  e depois será dada a visibilidade. E nós acreditamos que esses projetos possam contribuir para que nós possamos mostrar a valorização da Enfermagem e para que possamos  também trazer resultados.

4 – Existem algumas práticas que estão servindo de exemplos para outros profissionais?

Temos um projeto de práticas avançadas na Atenção Primária que já está em desenvolvimento, e está inscrito inclusive no site internacional do Nursing Now. São modelos de atendimentos realizados pela Enfermagem. Temos ainda o Nightingale Challenge que é um programa do Nursing Now que incentiva as organizações de saúde a capacitarem ao menos 20 jovens líderes enfermeiros em liderança especialmente pro desenvolvimento de habilidades não técnicas.

Essa campanha é muito importante, nós convidamos as instituições de saúde e as universidades a se engajarem, o objetivo é que ao menos 20 mil enfermeiros e ao menos mil instituições de saúde  façam a adesão até o final do ano de 2020. Nós temos uma instituição no Brasil, o Hospital Albert Einstein, que já aderiu a campanha e é uma das sete instituições modelos da campanha.