Coronavírus: Coren/SC adia todos os eventos programados para março e abril

Depois de criar nesta tarde de sexta-feira (13/3) a Comissão Temporária de Enfrentamento da Crise – Covid-19, o Coren/SC suspendeu todos os eventos que estavam programados para o final do mês de março até 30 de abril.

A decisão levou em conta o respeito à população catarinense que, mais do que nunca, vai precisar dos profissionais de Enfermagem nas instituições de saúde, afinal são estes que estão na linha de frente do cuidado e no primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), clínicas, Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e demais locais que contam com serviços de saúde.

Desta forma, todas as etapas regionais da 2ª Conferência de Enfermagem que ocorreriam em Blumenau (24/3), Joinville (25/3), Florianópolis (8/4), Chapecó (28/4) e São Miguel do Oeste (29/4) serão adiados para o segundo semestre de 2020. Demais eventos promovidos pelo Coren/SC e que tenham um público maior do que 30 pessoas também serão reprogramados.

Conforme orientações do Ministério da Saúde, as pessoas devem evitar aglomerações e locais fechados com muita gente para evitar a transmissão do Coronavírus (Covid-19). Em Florianópolis, a Prefeitura proibiu a realização de eventos com mais de 250 pessoas ao ar livre e mais de 100 em locais fechados depois que foram confirmados dois casos da doença.

Neste momento de pandemia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Coren/SC vai atuar no esclarecimento à população e apoiar os profissionais de Enfermagem em suas atividades. A pluralidade da formação da(o) enfermeira(o) e sua posição de liderança na equipe, coloca o profissional de enfermagem como protagonista no combate à transmissão da doença.

Segundo NOTA DE ESCLARECIMENTO publicada ontem (12/3), o Cofen relembra que diante do atual cenário epidemiológico do país, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, preocupado com o bem-estar individual e coletivo, reitera a necessidade de atenção às normas de proteção e às orientações advindas do Ministério da Saúde e das demais autoridades sanitárias. (Confira a NOTA aqui)

O Coren/SC aproveita a oportunidade para deixar registrado um especial agradecimento aos profissionais de Enfermagem que, incansavelmente, atuam para assegurar a saúde a toda a população catarinense e brasileira.