O legado de Florence Nightingale é destaque na palestra do Coren/SC pra Semana de Enfermagem da Estácio de Sá

Nesta quinta-feira, 21 de maio, os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Sá assistiram à palestra da presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, por meio de webinar. O tema foi o Bicentenário de Florence Nightingale e as perspectivas da Enfermagem, em homenagem ao ano da Enfermagem. Bresciani, entre outros pontos destacou o conhecimento científico produzido por Florence há 200 anos, “que naquela época baixaram a tal curva de contágio que tanto se fala hoje, através do desenvolvimento de procedimentos”, ironizou.

Bresciani acredita que a Enfermagem esteja preparada para enfrentar a pandemia do Covid-19. “O cenário é desafiador por ser um vírus novo, então ainda estamos descobrindo muitas informações novas”, pondera. Porém, ela pondera que Enfermeiros estudam em uma graduação de cinco anos, muitos têm especialização, mestrado e doutorado e esse conhecimento científico se torna essencial na linha de frente no combate ao coronavírus. 

Já existem protocolos para tratamento de vírus e historicamente a Enfermagem vem inovando e se adaptando para acompanhar a complexidade do cuidado. “Nunca parar de estudar e estar aberto para as mudanças faz parte da nossa profissão”, disse Helga.

A presidente do Coren/SC reforçou a importância da proteção dos profissionais de Enfermagem para que eles possam realizar o seu trabalho. “Cuidar está na nossa genética. E precisamos proteger quem cuida para que não faltem profissionais”, concluiu.