Conass apresenta orientações para uso de EPIs na vacinação contra Covid-19

As diretrizes para uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), pactuadas Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), foram divulgadas na sexta-feira (22/1). Fruto de diálogo entre as entidades, as orientações buscam garantir a segurança da população e dos vacinadores, observando a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento lista EPIs de uso obrigatório na campanha de vacinação, EPIs de uso recomendado e aqueles de uso eventual, como luvas, que devem ser disponibilizados para situações específicas, como lesões cutâneas ou risco de contato com fluídos dos pacientes. É obrigatório o uso de máscaras cirúrgicas. É recomendado o uso de avental e de protetor facial (face shield) ou óculos de proteção. Luvas devem ser usadas somente com indicações específicas e trocadas entre os pacientes, com adequada higienização das mãos.

“Chegamos a um consenso que harmoniza as orientações de segurança do Cofen, em ponderação com outras entidades, e a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma a presidente do Cofen, Nádia Ramalho.

Acesse a íntegra do documento.