Conselheira reitera posição do Coren/SC contra terceirização da saúde em reunião com prefeito de Caçador

Depois que o Coren/SC solicitou retirada do Projeto de Lei que transfere para as Organizações Sociais (OS) a gestão da saúde do município de Caçador, a conselheira Cheila Siega esteve pessoalmente reiterando esse posicionamento em reunião com o prefeito Saulo Sperotto. O encontro ocorreu na tarde da última sexta-feira (5/2) junto com a servidora pública municipal e auxiliar de Enfermagem Jane Didoné, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais Orli Tibes e o procurador do município Claudio Favero.
O prefeito expôs os motivos pelos quais propôs o Projeto de Lei n.004/2021 que visa a qualificação de OS para a gestão de serviços de saúde no município, dentre os quais cita a necessidade em ficar dentro do limite prudencial na folha de pagamento e a intenção da ampliação de serviços. O presidente do Sindicato e a servidora Jane Didoné expuseram suas preocupações frente ao projeto, posicionando-se contrários ao mesmo, assim como o Coren/SC que também defende o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) sem a terceirização que prejudica o atendimento à população.
A Conselheira Cheila Siega reiterou e pontuou as situações elencadas no documento enviado prefeito e vice, ao secretário de saúde e ainda ao presidente da Câmara de Vereadores e ao presidente do Conselho Municipal de Saúde. “Estamos pedindo a retirada do PL tendo em vista os inúmeros exemplos de insucesso nesse tipo de gestão, como por exemplo do SAMU que tem sido notícia nos últimos meses”, disse a Conselheira, que ainda destacou o papel do Coren/SC na defesa dos direitos dos usuários,
conquistas estas garantidas pela Constituição Federal na criação do SUS. Ela também reforçou o zelo da autarquia em relação à categoria da Enfermagem, a qual representa mais de 65% da frente de trabalho na saúde.