Coren/SC se solidariza com profissionais da Saúde de Caçador após ataques de vereador

Após mudar voto, vereador Leandro Sawchuck (DEM) atacou profissionais da Saúde de Caçador

Após mudar de voto e garantir a aprovação de um projeto de lei que terceiriza a gestão da Saúde em Caçador (SC),  o vereador Leandro Sawchuck (DEM) atacou com expressões pejorativas os profissionais da Enfermagem nas redes sociais. Em razão do episódio (veja aqui), o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), fortemente contrário ao projeto desde o início da tramitação, se solidariza com Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e demais trabalhadores que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Caçador.

A proposta de qualificar Organizações Sociais (OS) para gerir os serviços de saúde do município havia sido rejeitada pelos vereadores no dia 12 de abril, por 7 a 5. Porém, em nova votação no dia seguinte (13), Sawchuck mudou de posição, a votação empatou em 6 a 6, e o presidente da Câmara, Moacir D’Agostini, deu o voto de minerva a favor do projeto. Questionado, o vereador Sawchuck não explicou a razão da mudança de posicionamento de um dia para o outro e preferiu simplesmente alegar que os funcionários da Saúde não trabalham e que a OSs, que já se mostraram ineficazes e problemáticas onde foram implantadas, são a solução.

“Na defesa dos direitos dos usuários e em nome das conquistas da Constituição Federal, que criou o SUS, o Coren/SC já havia solicitado a retirada do projeto”, afirma o presidente do Conselho, Gelson Albuquerque.

Conselheira do Coren/SC em Caçador, a enfermeira Cheila Siega lamentou as declarações do vereador. “Me solidarizo com os colegas que foram desrespeitados com a fala do vereador”, disse, acrescentando:

“A Enfermagem é a profissão do cuidado. Os profissionais enfrentam diariamente diversas dificuldades para exercer seu ofício, mas se dedicam com competência e respeito ao próximo. Não podemos admitir ofensas desse tipo”.

Leia a íntegra da nota do Coren/SC:

Nota de solidariedade a Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e demais trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Caçador

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Santa Catarina, em cumprimento aos art. 1º e 2º do Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem, aprovado pela Resolução Cofen nº 564 de 06 de novembro de 2017, e com base na decisão tomada na 558ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) dos dias 14 e 15 de abril, vem a público manifestar solidariedade aos colegas Enfermeiros, Técnicos de enfermagem, Auxiliares de enfermagem e demais colegas trabalhadores de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Caçador que foram ofendidos e desrespeitados no âmbito da atuação profissional pelo vereador Leandro Sawchuck (DEM), em pronunciamento realizado no seguinte link: https://www.facebook.com/radiocacanjure/videos/510546233659781/

A Enfermagem é profissão essencial na área da saúde. Os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem atuam nos diferentes cenários de cuidado no âmbito da prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde e nos diferentes ciclos de vida do ser humano, sempre primando pela qualidade de vida e bem-estar de toda a população.

Vale salientar que nesse momento de pandemia, especialmente, os profissionais da área da saúde, sobretudo da Enfermagem, há mais de um ano trabalham com afinco e não têm medido esforços para atender toda a população. Os profissionais enfrentam as dificuldades que a pandemia trouxe para a realidade dos serviços, como sobrecarga e esgotamento físico e emocional, insegurança, medo frente ao desconhecido, jornadas de trabalho extenuantes, entre outros.

Diante ao exposto, o Coren-SC reafirma seu compromisso com a Enfermagem, com os trabalhadores da saúde e com a sociedade caçadorense e manifesta-se contrário às posturas que atentem contra o livre exercício da profissão, posicionando-se em coibir e adotar medidas que estiverem ao seu alcance para que esses abusos não aconteçam.

Gelson Luiz de Albuquerque, Presidente Coren/SC