Semana da Enfermagem 2021: Compromisso social e participação da Enfermagem

O tema do painel da tarde desta quinta-feira (13/5) durante a Semana da Enfermagem 2021 foi o “Compromisso social e participação da Enfermagem”.  O presidente do Coren/SC, Gelson Albuquerque foi o mediador do debate que reuniu o enfermeiro Daywson Pauli Koerich, diretor  geral do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, de São José, enfermeiro Tarcísio Silva, da Secretaria Municipal de Blumenau e o enfermeiro Ernandi Dagoberto Seerig Palmeira, Superintendente Assistencial no Hospital Santa Catarina, em Blumenau.

Daywson falou sobre como como o papel da Enfermagem é tão importante, já que o enfermeiro(a), é aquele que está 24 horas responsável ao lado dos pacientes e é envolvido em todo ambiente hospitalar. E que a categoria é responsável pelo atendimento, daqueles que necessitam de um hospital, e nesse momento que vivemos o papel é manter uma estrutura hospitalar para atendimentos com cuidado e distanciamento adequado para todos.

Ao afirmar que a Enfermagem é compromisso social, Tarcísio destacou que a profissão está presente desde a emergência ao atendimento básico.  E como a Enfermagem neste momento tem exercido um papel fundamental em articular sobre a importância da vacina e que todos devem confiar nela. O superintendente Ernandi comenta sobre o olhar que a Enfermagem tem com os pacientes e as famílias. Uma estratégia tomada pelo hospital foi fazer com que os familiares pudessem estar em contato por vídeo chamada. Assim, a família e os pacientes poderiam estar em contato sem se sentirem afastados nesse momento de internação, e também para que as famílias entendessem sobre como os enfermeiros, atuam e as dificuldades enfrentadas em cada recuperação.

No fim, a discussão só reafirmou e demonstrou ainda mais esse compromisso social da Enfermagem que se instala em todo o ambiente hospitalar. Os profissionais tem desempenhado um papel de extrema importância na luta contra a Covid-19