Semana da Enfermagem 2021: “Uma visão para o futuro da Enfermagem em cuidados paliativos e espiritualidade”

Na conferência do final de tarde de segunda-feira (17/5) da Semana da Enfermagem 2021 foi o tema abordado foi “Uma visão para o futuro da Enfermagem em cuidados paliativos e espiritualidade”.  Coordenado pela conselheira do Coren/SC Maria Elisabeth Kleba, a atividade teve participação das enfermeiras Leoni Zenevicz, professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó (SC) e Luiza Hiromi Tanaka que faz parte do Respira Vida Breathworks Brasil, de São Paulo (SP).

As enfermeiras debateram a espiritualidade como forma de cuidado na assistência paliativa, que é promovida por uma equipe responsável, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente, seus familiares, diante de alguma doença que ameace a sua vida e por meio da prevenção e alívio  do sofrimento, além da  identificação precoce e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Como a professora Leoni apontou, os cuidados paliativos vão além do físico, passam pelo emocional, como autoestima, afeto, entre outros. Existe uma necessidade espiritual, pois segundo ela, a espiritualidade hoje em dia melhora as relações humanas em momentos que podem ser difíceis e quando se fala em cuidados paliativos precisamos pensar no cuidado de um ser por inteiro. A enfermeira  faz parte do Projeto Luzes, que fomenta o conhecimento e assistência em cuidados paliativos, utilizando a espiritualidade como âncora bem como medida de conforto. Ela reforçou que as crenças ajudam os pacientes em aspectos da vida, como amor, fé, solidariedade, esperança e perdão e que esses processos ajudam a manter a confiança e no processo mental de eliminar sentimentos negativos.

A segunda palestrante foi a enfermeira Luiza que participa do Respira Vida Breathworks Brasil, um grupo de profissionais que difunde ensino de Mindfulness e Compaixão através do método criado pela Breathworks na Inglaterra e pela Respira Vida Breathworks na Espanha. Ela contou que tem como intuito um cultivo ético e de compaixão, com propósito de auxiliar um número cada vez maior de pessoas e aliviar seu sofrimento físico, mental ou emocional, a fim de aumentar seu bem-estar e compaixão, estendendo os benefícios a todas as outras pessoas desse Universo. A enfermeira diz que a espiritualidade pode fornecer um bem-estar e que no respeito às religiões, ou naqueles que não as têm, a compaixão é um princípio que faz parte de todos nós e isso auxilia nos cuidados. “Nosso corpo e alma são um só. Como pensamos pode afetar nosso corpo e a alma”, disse.  Apresentando técnicas como a Mindfulness, ou atenção plena, que é uma prática de estar no momento presente de maneira mais consciente possível, focando sua atenção em cada movimento, situação e respiração.

Por fim, ambas responderam perguntas e agradecimentos e fizeram uma atividade estabelecida nas técnicas apresentadas na conferência para encerrar o momento especial da Semana da Enfermagem 2021.

 

Demais atividades, inscreva-se: semanadaenfermagem2021.online

TODAS AS PALESTRAS ESTARÃO DISPONÍVEIS NA PRÓXIMA SEMANA NO YOUTUBE DO COREN/SC.