Presidentes dos Regionais vão ao Senado pedir apoio ao piso salarial

Os presidentes dos Conselhos de Enfermagem estiveram hoje (15/6) no Senado para pedir apoio ao PL 2564/2020, que cria o Piso Salarial Nacional. Reunidos em Brasília para assembleia, os dirigente aproveitaram a presença na capital para fortalecer a articulação nacional pela valorização da Enfermagem. Foram recebidos pelo senador Fabiano Contarato (REDE-ES), autor do PL.

“Nós, do Sistema Cofen/Conselhos Regionais agradecemos pela sua luta, por abraçar a nossa causa. Vamos continuar juntos até a aprovação do Piso Salarial”, afirmou o vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Gomes.

O senador Contarato conclamou a Enfermagem brasileira a mobilizar seus parlamentares em defesa da pauta. “Continuem se engajando nas redes sociais, peça a seu deputado federal, estadual, vereador, ao seu senador, para se engajarem. Os profissionais [de Enfermagem] não precisam ser chamados de heróis, eles precisam é de reconhecimento e dignidade salarial”, afirmou.

O deputado André Janones (AVANTE – MG) acompanhou os dirigentes dos conselhos no Senado, onde tramita o PL, e na Câmara, para onde seguirá se aprovado, pedindo apoio ao Piso Salarial de Enfermagem.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) também recebeu os conselhos de Enfermagem e declarou apoio ao Piso. “Vamos trabalhar firmemente para colocar o projeto na ordem do dia e mais do que isso, aprovar e fazer valer esse tão sonhado projeto para a Enfermagem brasileira”.

Campanha Nacional – O Cofen tem atuado junto ao Congresso Nacional para sensibilizar senadores e deputados, pedindo celeridade na aprovação do Piso Salarial, da Jornada de 30h, da lei do Descanso Digno e outras proposições que impactam positivamente o exercício profissional da Enfermagem e a Saúde da Coletiva. Lançamos a campanha “Valorize a Enfermagem”, que convida a população a abraçar as causas dos mais de 2,4 milhões de profissionais de Enfermagem, apresentando à opinião pública a luta da categoria, sua legitimidade e urgência.

PL 2564/2020– O Projeto de Lei 2564/2020 estabelece piso salarial de R$ 7.315,00 para enfermeiros, correspondendo a uma jornada de 30 horas semanais. Para os técnicos e auxiliares de Enfermagem o piso salarial estabelecido é, respectivamente, de 70% (R$ 5.120,50) e 50% deste valor (R$ 3.657,50). Para parteiras, o PL prevê o mesmo piso dos auxiliares de Enfermagem. Os valores têm como base a jornada de 30h semanais. O PL já recebeu parecer favorável da relatora, a senadora Zenaide Maia (PROS-RN), e obteve as assinaturas necessárias para que entre em pauta pelo Senado. No entanto, o Projeto ainda segue sem data de votação definida.